Cotidiano

Autoridades turcas cercam base aérea americana e cortam eletricidade

ANCARA ? A base aérea turca de Incirlik está sem eletricidade e seus acessos de entrada e saída foram bloqueados, disse neste sábado o consulado americano em Adana. A unidade é usada pela coalizão internacional de combate ao terrorismo liderada pelos EUA para realizar operações contra os extremistas na Síria. A Turquia viveu uma madrugada violenta após uma tentativa de golpe militar ter levado milhares de turcos a protestar nas ruas, atendendo aos pedidos do presidente, Recep Tayyip Erdogan.

“As autoridades locais proibiram a circulação de e para a base aérea de Incirlik”, anunciou o consulado em seu site.

O governo turco afirma que já controlou completamente a iniciativa dos rebeldes, que chegaram a anunciar um toque de recolher e a aplicação da lei marcial na noite de sexta-feira. O aeroporto internacional de Istambul está sendo reaberto, após todos os voos terem sido suspensos.

O comando militar americano na Europa ordenou as forças americanas na Turquia a adotarem medidas máximas de proteção. Os Estados Unidos contam com 2,2 militares e funcionários civis da Defesa na Turquia, país membro da Otan.

O presidente dos EUA, Barack Obama, convocou seus conselheiros para discutir a situação turca. Na sexta-feira, ele emitiu um comunicado em favor do governo democraticamente eleito na Turquia. A Casa Branca pediu moderação para que um banho de sangue fosse evitado.

Os confrontos deixaram 265 mortos desde então, incluindo 104 militares. Houve explosões na praça Taksim, coração de Istambul, e no Parlamento turco, em Ancara.