Cotidiano

Autoridades europeias pressionam Trump por 'apoio inequívoco' à UE

Belgium EU US Pence-G9A34GDTE.1.jpg

BRUXELAS – O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse às altas autoridades da União Europeia (UE) nesta segunda-feira que o governo de Donald Trump está comprometido com quaisquer maneiras de aprofundar as relações com o bloco. Ele foi questionado pelos presidentes das principais instituições europeias por um firme apoio dos EUA. PENCE

? É meu privilégio, em nome do presidente Trump, expressar o forte compromisso para continuar a cooperação e parceria com a União Europeia ? afirmou Pence em um pronunciamento junto ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. ? Apesar de nossas diferenças, nossos continentes compartilham a mesma herança, os mesmos valores, e, acima de tudo, o mesmo propósito de promover paz e prosperidade através de liberdade, democracia e o Estado de direito. E continuaremos comprometidos com estes objetivos.

Trump alarmou os líderes da UE ao apoiar a decisão britânica de deixar o bloco e ao sugerir no mês passado que outros países fariam o mesmo. Pence passou o fim de semana na Alemanha buscando assegurar os europeus que Trump está comprometido com o pacto de defesa Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas não conseguiu convencer a todos.

? A União Europeia quer contar com um apoio inequívoco dos Estados Unidos ? advertiu Tusk.

Tusk ganhou o reforço do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que advertiu nesta segunda-feira que “os EUA precisam de uma UE forte”.

? Este não é o momento de a Europa se dividir entre antigas categorias nacionais e provinciais ? afirmou Juncker antes do encontro com Pence.

Em conversa com a chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, antes de encontros com líderes do Conselho Europeu e da Otan, Pence disse estar “muito grato por ter a oportunidade de encontrá-la e explorar formas para podermos aprofundar nossas relações com a União Europeia”.

Ele se reuniu com Mogherini na sede da missão dos Estados Unidos na UE. O último embaixador norte-americano para o bloco, dispensado por Trump após a posse do presidente, alertou o novo governo contra reverter décadas de política dos EUA pós-guerra de incentivar a integração europeia e disse que apoiar a saída britânica do bloco estava “à altura da loucura” .

Mogherini disse a Pence que os europeus e os EUA têm muito trabalho a fazer e que as discussões já estão em andamento.