Cotidiano

Autoridades e vereadores debatem segurança pública em Cascavel

Nesta quinta-feira (26), a Câmara realizou uma reunião com o objetivo de debater a situação da segurança pública em Cascavel. A iniciativa foi do vereador Valdecir Alcântara (PSL). Dentre as principais demandas apresentadas pelos responsáveis pelo setor estão o aumento do efetivo policial, a desburocratização do processo de investigação e condenação, a implantação de novas UPS e o incremento de politicas públicas e iniciativas de ressocialização.

Estiveram presentes os vereadores Celso Dal Molin (PR), Policial Madril (PMB), Fernando Hallberg (PPL), Parra (PMDB), Olavo Santos (PHS), Mauro Seibert (PP), Damasceno Junior (PSDC), Paulo Porto (PCdoB), Serginho Ribeiro (PPL), Carlinhos de Oliveira (PSC), Pedro Sampaio (PSDB), Josué de Souza (PTC), Aldonir Cabral (PDT), Mazutti (PSL), Jaime Vasatta (PTN) e Alécio Espinola (PSC). Participaram do evento ainda os juízes de Direito Cláudia Spinassi e Leonardo Ribas Tavares, o coordenador do Ministério Público Estadual em Cascavel, Guilherme Carneiro de Rezende, o delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Adriano Choffi e a delegada Mariana Manso Vieira.

O debate contou com a participação do major Rubens Garcez e capitão Cícero Tenório, do 6º Batalhão da Polícia Militar, do diretor da PEC – Penitenciária Estadual de Cascavel, Rene Maciel, do vice-diretor da PIC – Penitenciária Industrial de Cascavel, Leandro Ocaso, do assessor jurídico do Sindarspen, Jairo Ferreira Filho, do comandante da Guarda Municipal Armada de Cascavel, coronel Avelino Novakoski e do presidente do Conseg – Conselho Municipal de Segurança, Rafael de Lorenzo.

Para a juíza Claudia Spinassi, “segurança pública não é apenas prender pessoas. É pensar no ciclo todo, dos custos ao contribuinte, na ressocialização dos detentos, na volta destas pessoas para sua família e na manutenção da segurança de todos os cidadãos”. Reforçando este pensamento, o representante do Ministério Público, Guilherme de Rezende, afirmou que “é importante trabalhar sempre com politicas públicas juntamente com a execução da Justiça”.

O major Garcez apresentou dados sobre o efetivo da Policia Militar que atendem o município – 49 dos 68 policiais que integram o batalhão. Sobre as UPS (Unidade de Polícia Pacificadora); umas das principais demandas da população; Garcez explicou que “o sucesso da iniciativa depende principalmente do envolvimento dos policiais com a comunidade, do aumento do efetivo e da infraestrutura”.

Para os vereadores, a Câmara deve poder propor projetos que ajudem os órgãos competentes a cumprir seu papel. “Precisamos ainda pressionar os nossos representantes estaduais e federais para que tragam mais recursos para Cascavel e liderem mudanças legais que deem celeridade à justiça e garantam a implementação de políticas públicas”, assegurou Valdecir Alcântara.