Cotidiano

Autoridades e políticos lamentam morte de Teori Zavascki

63196966_BRASIL - Brasília - BSB - PA - 07-12-2016 - PA - Sessão do Supremo Tribunal Federal ST.jpgBRASÍLIA – Parlamentares, autoridades e entidades divulgaram notas lamentando a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Pela tradição da corte, o corpo do ministro deverá ser velado no Supremo.

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot

“É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado”, lamentou Janot.

Ministro do STF, Gilmar Mendes

“Eu não tenho a menor condição de falar agora. Eu era amigo dele. Estou muito arrasado. Já estou voltando ao Brasil e aí falo com vocês.”

Ministro do STF, Luis Roberto Barroso

“Teori era um homem íntegro, preparado e trabalhador. Perco um amigo querido, que eu recebia em casa com frequência. O Tribunal perde um juiz especialmente vocacionado. E o país perde um grande homem. Somos todos vítimas de uma trapaça da sorte.”

Presidente do PSDB, senador Aécio Neves

?O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte. Os meus profundos sentimentos às famílias de todas as vítimas.”

Ex-presidente da República, Dilma Roussef

“É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro. Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito.”

Ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

“O Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a Magistratura em todos os postos que ocupou. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF.”

Ex-presidente da República, José Sarney

“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do Ministro Teori Savascki, por quem tinha grande admiração. Era um magistrado sério, correto e brilhante. Prestou um grande serviço à magistratura brasileira com sua experiência, e cultura jurídica. Recordo que o conheci ainda durante o meu governo, quando era juiz federal e foi nomeado para o Tribunal Federal do Rio Grande do Sul. De lá ascendeu ao Superior Tribunal de Justiça onde teve passagem marcante. Lamento enormemente sua morte e associo-me à dor de sua família nesse momento de pesar.” Eu não tenho a menor condição de falar agora. Eu era amigo dele. Estou muito arrasado.

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP)

“O Brasil perde um homem da Justiça; os brasileiros, um dos protagonistas da Justiça. Teori Zavascki era uma das pessoas mais lúcidas e coerentes do Judiciário. Um humanista, tolerante e atencioso com as pessoas e suas diferentes formas de pensar, era modelo de sobriedade do magistrado. Tinha uma capacidade de trabalho invencível. Em seu trabalho criterioso, que há de ter continuidade, milhões e milhões de brasileiros depositavam a esperança de um país melhor e mais justo. Professor e referência no estudo do Direito, Teori Zavascki dignificou o magistério e a magistratura do Brasil. Fará muita falta. Nossos sentimentos e orações às famílias de todas as vítimas do acidente.”

Governardor do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR)

“Uma perda inestimável. Todos ficamos chocados. O ministro Teori Zavaski vinha se destacando no Supremo Tribunal Federal pela profundidade e pela maturidade de seus votos e de seus pareceres. Atuava com serenidade e discernimento num momento em que o país tanto precisava. Fará muita falta às nossas instituições. Vamos nos espelhar no ministro Teori Zavaski, no seu exemplo, para superar os desafios que se apresentam.”

Governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO)

“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo no mar de Paraty, Rio de Janeiro. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Teori deixa uma grande lacuna no Judiciário do Brasil, onde exerceu brilhante carreira, conduzindo a Magistratura com abnegação, transparência, competência e ética. Sempre muito discreto, o ministro Teori Zavascki se postava com muita sabedoria na definição dos rumos das questões que lhe eram pertinentes, nunca avançando sobre temas que não diziam respeito ao seu estrito trabalho e agindo com maestria e competência na condução das decisões justas e afirmativas do bom Direito e da melhor Justiça. O Brasil perde neste momento um homem exemplar, de quem sentiremos muita falta. Transmito minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do ministro Teori e peço a Deus que os conforte e dê força neste momento de muita tristeza.”

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE)

“A magistratura brasileira perde um dos seus quadros mais qualificados com a morte do ministro Teori Zavascki. Discreto, ético, íntegro, o ministro era e continuará sendo uma referência no Direito brasileiro, por tudo que fez ao longo de sua vida profissional, trajetória que o levou ao Superior Tribunal de Justiça e, posteriormente, ao Supremo Tribunal Federal. Presto minha solidariedade aos seus familiares, nessa hora de tamanha perda”.

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

“O ministro Teori foi um homem sereno, firme, equilibrado, corajoso e de grande integridade. Seu falecimento representa uma grande perda para o país.”

Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha

“Teori Zavascki, um dos mais brilhantes Ministros do STF, morreu. Os brasileiros perdem um exemplar cidadão e um Magistrado qualificadíssimo.”

Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL)
“É com extremo pesar e perplexidade que recebo a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, na tarde desta quinta-feira. Professor de Direito Civil, Teori foi ainda desembargador da Justiça Federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça. No cumprimento de seu trabalho sempre se destacou pela seriedade, brilhantismo e tranquilidade na defesa do Poder Judiciário e de todas as instituições brasileiras. Trata-se de um magistrado que ganhou respeitabilidade pelo senso de justiça, legalismo, equilibrio e devoção às leis. O Brasil, a sociedade e o mundo juridico perdem um de seus maiores expoentes. Em nome do Congresso Nacional, manifesto minhas condolências à família e rogo pelo rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente.” O ministro Teori foi um homem sereno, firme, equilibrado, corajoso e de grande integridade.

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

“Sob grande impacto e consternação recebi a informação da morte do ministro Teori Zavascky. O ministro engrandeceu o Supremo Tribunal Federal com uma postura firme, discreta e justa. Neste momento, em nome da Câmara dos Deputados, dirijo meus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de brasileiros que compartilham o sentimento de grande tristeza.”

Líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP)

“Participei da sabatina do ministro Teori na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Fui para o plenário para votar “sim” com a convicção de que o STF ia receber um juiz culto, equilibrado e justo. Sua atuação só fez confirmar esse sentimento.”

Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP)

“Morreu um grande brasileiro, de espírito republicano. Um dos melhores juristas do país e um dos melhores ministros do Supremo Tribunal Federal.A condição do Ministro Teori Zavascki, por ser membro do STF e relator da Lava-jato, a maior operação de combate à corrupção do país, exige uma investigação detalhada, célere e independente do ocorrido.Estou apresentando ainda hoje um requerimento para a convocação da Comissão Representativa do Congresso Nacional além de uma comissão de investigação externa.A memória de Teoria Zavascki deve ser honrada não apenas com o pranto sincero de todos os brasileiros, mas também com a homologação imediata das delações premiadas, com avanço das investigações que devem redundar em novas práticas políticas, como o Brasil exige.”

Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)
“Estou muito comovido e triste, como todo brasileiro, com a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Teori era conhecido por ser um ministro e jurista muito sério e correto. Contava, assim, com o respeito e a admiração de seus pares, já que vinha fazendo um trabalho comprometido e muito responsável na operação Lava Jato e em diversos outros processos sob seu comando. Esperamos todos agora uma apuração cuidadosa e técnica sobre as causas desse acidente. Aos seus familiares e amigos, assim como aos dos demais passageiros desse voo, levo meus sinceros sentimentos.”

Líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB)

“Uma família perde um pai dedicado. O Brasil perde um juiz, honrado. Uma tragédia que abala e consterna, mas que, no exemplo deixado, nos fortalece no compromisso por um Brasil melhor. Nossas condolências também para as famílias das demais vítimas, ainda não reveladas. Na dor deste momento, a força para superar a perda e a coragem de seguir em frente.”

Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA)

“O falecimento do ministro Teori Zavascki é uma perda irreparável, que causa a todos nós profunda consternação. Tido por todos como um verdadeiro juiz, na mais profunda essência do cargo, o ministro cumpria um papel primordial nas investigações do maior escândalo de corrupção da história. Ao mesmo tempo em que prestamos solidariedade aos familiares de todas as vítimas, amigos e colaboradores, esperamos uma célere investigação sobre as causas do acidente.”

Líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO)

“É com profundo pesar que recebo a notícia desse terrível acidente com o ministro Teori Zavascki. É preciso respeitar a dor dos familiares e amigos das vítimas. Minhas orações e que Deus conforte a todos. Teori foi um grande homem público que ganhou o respeito de toda a sociedade brasileira pela maneira austera, competente e equilibrada com a qual pautou as suas decisões, mesmo nas situações mais delicadas desse país. É uma grande perda.”

Líder do PSD, Rogério Rosso (DF)

“É com profundo pesar, tristeza e consternação que recebemos essa inimaginável notícia. O Ministro Teori Zavascki era uma referência de magistrado e cidadão de conduta irreparável e que honrava a todos nós brasileiros por seus relevantes e fundamentais servidos prestados em prol da Democracia , da Justiça e da Nação. Nossos mais profundos sentimentos e condolências a família do Excelentíssimo Ministro Teori Zavascki.”

Líder do PMDB no Senado, Eunicio Oliveira

“O Brasil foi surpreendido pela trágica notícia do acidente aéreo que vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. Perdemos um magistrado exemplar, eterno vigilante da Constituição, absolutamente coerente com suas convicções. Sua sobriedade fará falta à Nação e à Justiça do Brasil. Que Deus conforte a todos os seus familiares e amigos”.

Vereador Eduardo Suplicy (PT-SP)
“Expresso meu sentimento de pesar a família de Teori Zavascki que infelizmente faleceu hoje em um desastre de avião. Ministro do STF, sempre agiu de maneira muito equilibrada e em nenhum momento sua conduta foi questionada. É importante que as causas do acidente sejam apuradas.”

Presidente da Ajufe, Roberto Veloso

?Os juízes federais brasileiros estão consternados com a prematura morte do ministro Teori Zavascki. O Supremo Tribunal Federal e o Brasil perdem um magistrado culto, sério, honesto e cumpridor de seus deveres. Diante das altas responsabilidades a ele atribuídas, em especial a condução dos processos da Lava Jato no STF, é imprescindível a investigação das circunstâncias nas quais ocorreu a queda do avião em que viajava.?

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

“A Justiça Eleitoral brasileira tomou conhecimento do trágico acidente aéreo desta quinta-feira (19) no mar próximo a Paraty (RJ), que vitimou o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Teori Albino Zavascki e lamenta profundamente o ocorrido.
Teori Zavascki exercia o cargo de ministro substituto no TSE desde março de 2014. A experiência e excepcional capacidade como magistrado, a seriedade e a cordialidade no convívio eram suas principais características, sumamente reconhecidas por todo o meio jurídico e acadêmico.
Na qualidade de ministro do TSE, Teori Zavascki sempre contribuiu, com atuação discreta e efetiva, para o engrandecimento da instituição e o aprimoramento da democracia.
Proveniente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Teori Zavascki foi, logo após, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele tomou posse no STF em 29 de novembro de 2012.
A ausência do Ministro Teori Zavascki abre, sem dúvida alguma, uma lacuna irreparável no Judiciário nacional.
Todos os Ministros e servidores do TSE estão profundamente abalados com a triste notícia desta tarde e se solidarizam com os familiares do Ministro Teori neste momento de pesar.”

Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

“A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com profundo pesar, lamenta a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, em um trágico acidente aéreo nesta quinta-feira,19. Como relator da Lava Jato, Zavascki vinha conduzindo com exemplar firmeza e seriedade os processos da operação e desempenhando papel decisivo no combate à corrupção no Brasil. Teve também uma trajetória reta e brilhante na magistratura judicial. Que recebam a família, amigos e o STF condolências e solidariedade de todos os procuradores da República.”

Conselho Federal da OAB

“A Diretoria do CFOAB, o Conselho Federal da OAB e o colégio de presidentes de seccionais manifestam solidariedade às famílias e amigos das vítimas do acidente de avião ocorrido nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. É com profundo pesar e consternação que a Ordem dos Advogados do Brasil recebeu a notícia da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Teori teve uma trajetória profissional brilhante como advogado. Na magistratura, destacou-se por uma atuação firme, de irrestrito respeito à Constituição. Que a atuação discreta e serena do ministro Teori sirva de exemplo para aqueles que ocupam cargos públicos de tamanha relevância em nossa sociedade. Neste momento difícil, desejamos que os amigos e familiares das vítimas encontrem forças para superar a dor da perda. Diretoria, colégio de presidentes seccionais e Conselho Federal da OAB.”

Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Teori Zavascki foi um homem público exemplar, que dedicou sua vida à busca da Justiça. Durante toda sua carreira militou no serviço público. Foi um excepcional professor de Direito e autor de livros fundamentais. Deixará para a posteridade o legado de um magistrado respeitado por sua competência técnica, equilíbrio e ética. Em sua trajetória, assumiu cargos relevantes na magistratura nacional, sendo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes de ser empossado no Supremo Tribunal Federal, em 2012, indicado pela presidenta Dilma Rousseff. O PT estende sua solidariedade e pesar aos familiares, amigos e demais ministros do STF pela trágica perda de Teori Zavascki.