Cotidiano

Autoridades do Fed sinalizam alta dos juros ?muito em breve?, indica ata

63331764_Federal Reserve Board Chair Janet Yellen answers a reporter%27s question during a news confer.jpg

WASHINGTON – As autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) expressaram confiança de que poderão elevar as taxas de juros gradualmente, sinalizando que uma alta ?muito em breve? poderá ser adequada para evitar o risco de um sobreaquecimento da economia, mostraram as atas da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla inglês).

fed_2202

?Muitos participantes expressaram a visão de que pode ser adequado elevar a taxa federal de juros novamente muito em breve se as informações que chegam sobre mercado de trabalho e inflação estiverem em linha ou mais fortes do que as atuais expectativas ou se os riscos de ultrapassar os objetivos inflacionários e de emprego pleno do Comitê aumentarem?, indicaram os documentos divulgados nesta quarta-feira em Washington.

O registro do encontro dos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro mostram que as autoridades se deparam com incertezas sobre questões que variam desde os planos de estímulo fiscal da gestão Trump a contratempos que um dólar em trajetória de alta poderia impor. A discussão de uma elevação ?muito em breve? foi fortalecida por outros comentários que indicaram certa preocupação sobre os riscos a curto prazo da inflação.

Muitos membros votantes do Fomc ?continuaram a ver apenas um risco modesto de um cenário no qual a taxa de desemprego ultrapassasse substancialmente o nível normal de longo prazo e as pressões inflacionárias aumentassem significativamente?, indicam as minutas.

Alguns legisladores ?observaram que a contínua remoção de acomodação política de maneira oportuna, potencialmente num próximo encontro, daria ao Comitê maior flexibilidade para responder a mudanças subsequentes em condições econômicas?.

As autoridades mantiveram a variação da taxa de referência para empréstimos entre 0,5% e 0,75% na última reunião. A presidente do Fed, Janet Yellen, disse ao Congresso em sua sabatina semestral na semana passada que ?um próximo ajuste na taxa federal de juros seria provavelmente apropriado? se a economia continuasse a evoluir em linha com as expectativas.

PROBABILIDADE DE ELEVAÇÃO

Antes da liberação da ata, operadores de mercado indicavam uma chance em três de uma elevação da taxa de juros no próximo encontro em 14 e 15 de março.

Até agora, os dados corroboram a perspectiva do Comitê. Ganhos contínuos de emprego têm sustentado o gasto das famílias. As vendas no varejo cresceram 0,4% no mÊs passado, e os pedidos corporativos por bens de capital subiram em dezembro. O sentimento dos indicadores também avançaram diante da expectativa de crescimento com medidas fiscais e desregulatórias do governo de Donald Trump.

As autoridades do Fed, em dezembro, projetaram que a economia cresceria 2,1% este ano, levando a taxa de desemprego para 4,5%. As atas indicaram que as estimativas mudaram pouco desde o fim do ano, e na discussão sobre riscos e incertezas, eles disseram que ?algum tempo seria provavelmente necessário para que a perspectiva se torne mais clara?.