Cotidiano

Autoridades chilenas alertam à população sobre ?praga dos morcegos?

RIO ? Autoridades de saúde do Chile pediram cautela à população devido ao número crescente de morcegos em domicílios no país. Setenta foram enviados ao Instituto para Saúde Pública do país, o dobro da média constatada no mesmo período do ano passado. A ?praga dos morcegos? poderia disseminar a raiva, uma infecção viral que afeta o sistema nervoso. Três episódios foram registrados este ano, e a onda de calor pode aumentar este risco.

Há 11 espécies de morcegos no Chile, algumas delas muito próximas aos humanos. Em 1996, um menino de sete anos morreu na cidade de Rancagua após ter contraído raiva através da mordida de um morcego. Houve um caso mais recente, em 2013, mas a vítima sobreviveu.

Vera Yung, do departamento que estuda raiva no Instituto para Saúde Pública, alertou que medidas seriam tomadas pelo governo ao receber os morcegos ? os animais passariam por testes e, caso o resultado fosse negativo, eles seriam soltos no ecossistema. Segundo ela, o número de ligações está crescendo, inclusive durante o dia ? o que é inusitado, já que tratam-se de espécies cuja atividade é noturna.