Cotidiano

Autoridades austríacas procuram por sósia de Hitler

AUSTRIA-HITLER

VIENA ? Autoridades austríacas estão investigando relatos de que um homem vem circulando nas proximidades da casa onde Adolf Hitler nasceu, usando o mesmo corte de cabelo, roupas e o famoso bigode do ditador nazista. Isso porque, naquele país, anexado em 1938 pela Alemanha nazista, glorificar Hitler ou o nazismo é crime.

LINKS HITLER

? Eu sempre vejo este cavalheiro em Braunau e me pergunto se isso tem algum significado ? disse ao jornal ?Oberoesterreichische Nachrichten? um residente local, que publicou uma foto em seu Facebook do sósia de Hitler.

O homem, com idade estimada entre 25 e 30 anos, foi visto pela última vez em uma livraria olhando revistas sobre a Segunda Guerra Mundial. Segundo relatos, ele se identificou num bar local como ?Harald Hitler?. Em ao menos uma ocasião, ele foi fotografado em frente à casa onde Hitler nasceu.

? Sim, estamos conscientes da situação ? disse Alois Ebner, porta-voz da procuradoria local, acrescentando ter provas de que o homem vivia em Estíria, antes de se mudar para Braunau am Inn.

Hitler nasceu em Braunau am Inn, então parte do Império Austro-Húngaro, em 1889. Em dezembro do ano passado, o parlamento austríaco decidiu pela compra da casa de três andares onde Hitler nasceu, que era alugada pelo governo desde 1972 para controlar seu uso.