Cotidiano

Autores da representação contra Cunha comemoram resultado

MOLON-ALENCARBRASÍLIA ? No dia 13 de outubro de 2015, o PSOL e a Rede Sustentabilidade representaram no Conselho de Ética contra o então todo-poderoso presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Eles pediam a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar que, se aprovado, poderia levar à cassação de seu mandato.

Durante o desenrolar do processo, que durou sete meses, a tropa de choque de Cunha manobrou e conseguiu, entre manobras e protelações, fazer 15 modificações de parlamentares que beneficiaram o hoje presidente afastado. Foram 11 titulares e quatro suplentes substituídos só em manobras que ajudaram a desequilibrar a balança para o lado do peemedebista.

Cunha dia ? 14/6

Nesta terça-feira, após derrota de Eduardo Cunha no Conselho, autores da representação contra o presidente afastado comemoraram o resultado. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que, quando entraram com o pedido, foram chamados de “loucos e sonhadores” e que tiveram suas vidas “esquadrinhadas”.

? Na Câmara, até o óbvio tem que ser batalhado, então é uma vitória importante e que vai enfraquecê-lo tanto na CCJ quanto no plenário. Me sinto muito recompensado porque, quando fizemos a representação, fomos considerados sonhadores, loucos, fracos e abusados. Pagamos por isso, respondi inquérito no Conselho de Ética, eles esquadrinharam nossas vidas, mas agora é prosseguir. Queremos celeridade na CCJ, apreciação em plenário ainda este mês e torcer para o Cunha fazer o que dizem que prometeu: Abrir tudo. Que ele saia atirando para o bem do Brasil ? defendeu o deputado do PSOL.

Outro parlamentar que sorria após a votação da tarde de hoje é o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Para ele, a vitória no Conselho de Ética é decisiva para ajudar a escrever os próximos passos da disputa, que será travada agora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Cunha entrará com recurso contra a decisão, e no plenário da Câmara.

? É uma grande vitória da nossa representação, vitória decisiva para os próximos passos. Ainda há outras batalhas dessa guerra, mas fica cada vez mais difícil para eles de reverter. Ele vai recorrer e manobrar, não temos dúvida, mas isso enfraquece a possibilidade de vitória. As possibilidades vão se esgotando ? afirmou Molon.