Cotidiano

Autora de 'Rock Story' adianta que boy band enfrentará perrengue para alcançar sucesso

maria-helena-nacimentocredito-globo_sergio-zalis_.jpgRIO ? Demorou, mas chegou a hora de Maria Helena Nascimento, autora de ?Rock story??, mostrar seu valor. Vinte seis anos depois de cursar a Oficina de Roteiro da Globo e com mais de dez tramas no currículo como colaboradora, a jornalista, que nunca exerceu a profissão, assina a sua primeira novela, que completa um mês de sucesso no ar amanhã.

? Queria muito que esse momento chegasse, mas sei que aconteceu na hora certa. Estou nas nuvens, surfando em uma onda de felicidade. ?Rock story?? não foi a primeira sinopse que apresentei, mas, sem dúvida, foi a melhor. A experiência conta a favor. Quanto mais se escreve, melhor é o resultado. Sem contar que hoje tenho mais disponibilidade para o trabalho porque os meus filhos estão criados ? analisa a mãe de Antônio, de 31 anos, e Eleonora, de 20.

De fato, o ofício exige dedicação quase exclusiva da dona do folhetim musical inspirado na biografia da banda britânica One Direction. São pelo menos 12 horas em frente ao computador para criar as histórias de Gui (Vladimir Brichta), Júlia (Nathalia Dill), Diana (Alinne Moraes), Léo Régis (Rafael Vitti) e companhia.

? É uma loucura, ainda estou me acostumando a essa rotina. Me reúno duas vezes por mês com os colaboradores para pensarmos a história, faço a escaleta (resumo do que vai acontecer em cada capítulo) e ainda a redação final. Tento manter minimamente os meus compromissos pessoais, como ir às aulas de natação, só que nem sempre dá. Mas a felicidade de ver a novela no ar compensa tudo ? observa a roteirista, que tem o auxílio de quatro colaboradores.

Noveleira desde menina e fã de clássicos da teledramaturgia como a primeira versão de ?Gabriela?? (1975), ?Vale tudo?? (1988) e ?Avenida Brasil?? (2012), Maria Helena, de 55 anos, sempre idealizou fugir dos padrões na sua estreia como autora principal. Foi em frente com a ideia de não fazer do herói de sua trama um mocinho tradicional e não se arrependeu.

? Há muitos anos pensava em fazer esse protagonista (Gui). Um cara que erra, faz mal a si mesmo, mas que tem um bom coração. As pessoas se identificam com o Gui e identificação é a palavra-chave para o público se envolver ? observa a autora, que tem o texto supervisionado por Ricardo Linhares.

SEM VIDA FÁCIL

A autora adianta que desbancar Léo Régis (Rafael Vitti) vai ser uma missão difícil para os rapazes da boy band criada por Gui (Vladimir Brichta), em “Rock story”.

Zac (Nicolas Prattes), Nicolau (Danilo Mesquita), JF (Maicon Rodrigues) e Tom (João Vitor Silva), os integrantes da 4.4, encontrarão pedras no caminho antes de chegar ao topo das paradas.

? A banda não começa estourando. Eles vão ter que enfrentar vários percalços antes de conquistarem o público. Eu não quis fazer uma coisa irreal, por isso eles passarão por muitos perrengues. Mas é claro que depois os meninos vão arrasar, avisa a dona da história, que tem marcado 26 pontos de audiência no Rio.