Cotidiano

Autismo é tema de congresso

Amanhã é dia de falar sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), no 1º Congresso sobre Autismo de Cascavel, realizado no anfiteatro da Unipar (Universidade Paranaense), até a sexta-feira (6).  

De acordo com a presidente da Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel), Samantha Sitnik, 850 pessoas confirmaram presença no evento e não há mais vagas disponíveis. A programação começa às 20h, com palestra sobre “Autismo e Moradias Assistidas”, ministrada pela criadora da Lei Federal do Autismo, Berenice Piana. Na mesma noite a psiquiatra Julia Farage Saito falará sobre “O que eu preciso saber sobre o autismo?”

O evento continua na quinta-feira (5), e terá abordagens sobre o cotidiano da família nos casos mais graves do transtorno e olhares neuropsicopedagógicos entre os autistas. O manejo comportamental dos portadores do TEA também será apresentado.

O congresso encerra na sexta-feira (6), com depoimentos de pais de adolescentes com TEA. Para finalizar o evento, haverá mesa redonda com neurologista, psiquiatra e pediatra.

 

Panfletagem

Na manhã de ontem, integrantes da Amac realizaram panfletagem no centro de Cascavel em alusão ao Dia Internacional de Consciência do Autismo.

Conforme Samantha, foram entregues materiais informativos na tentativa de mostrar que “o autismo é uma questão de saúde pública”, diz. Além disso, a ação abordou o preconceito e a inclusão do autista na comunidade. A Associação programa ainda panfletagem em escolas.