Cotidiano

Áustria repete segundo turno eleitoral que pode dar vitória à extrema-direita

AUSTRIA-ELECTION_-GK331EDCC.1.jpg

VIENA ? Os austríacos voltam às urnas neste domingo para eleger o seu próximo presidente, em uma repetição do segundo turno da votação. Há uma considerável possibilidade de que, pela primeira vez, um candidato da extrema-direita chegue à Presidência em um país da União Europeia (UE). Disputam o vice-presidente do Parlamento, Norbert Hofer, que é candidato de ultra-direita Partido da Liberdade da Áustria e o independente Alexander Van der Bellen.

Os dois candidatos representam visões opostas da política. Enquanto Hofer tem um discurso eurocético e anti-imigração, Van der Bellen é um ecologista libertal. Embora as competências do presidente na Áustria sejam limitadas, a eleição de Hofer seria uma nova vitória populista no Ocidente, depois do Brexit no Reino Unido e da eleição do republicano Donald Trump nos EUA.

Em seu último discurso de campanha, Van der Bellen disse que as eleições colocam em jogo neste domingo a direção que tomará o país, como os austríacos veem o seu futuro e como querem que o mundo veja a Áustria.

Já Hofer, cuja formação foi fundada por ex-nazistas, disse no sábado que a Europa atravessa uma profunda crise, que deve ser resolvida com menos poderes supranacionais em Bruxelas.

A votação deste domingo é uma repetição do segundo turno realizado em maio, que foi anulado por um recurso apresentado pelo partido de Hofer. A legenda denunciou irregularidades na votação anterior.