Cotidiano

Áustria planeja banir véu islâmico em locais públicos

48089176 (1).jpg

VIENA – O governo de coalizão da Áustria prometeu, nesta segunda-feira, banir véus muçulmanos que cubram todo o rosto em locais públicos, em meio a um pacote de medidas que visa conter a expansão do partido de extrema direita Liberdade (FPO). Links mulheres

O anti-Islã Partido Liberdade vem liderando pesquisas de opiniões por meses, estimulado pela chegada de mais de um milhão de imigrantes na Europa nos últimos dois anos e preocupações decorrentes com a segurança e o acesso a empregos. No último mês, o candidato do FPO chegou perto de vencer a eleição presidencial no país.

Info véu islâmico

O acordo inclui o banimento a véus muçulmanos como a burca e o niqab, que cobrem toda ou a maior parte do rosto, além da proibição ao uso, dentre os funcionários públicos ? como policiais e magistrados ? de vestimentas que indiquem uma orientação religiosa durante o trabalho.

“Acreditamos que em uma sociedade aberta que também é baseada em uma comunicação aberta. Véus que cobrem o corpo inteiro vão de encontro a isto e portanto serão proibidos”, diz o acordo.

A Áustria, majoritariamente católica, tem cerca de 600 mil muçulmanos dentre a sua população total de 8,7 milhões de pessoas.

Há seis anos, a França se tornou o primeiro país na União Europeia a banir o niqab e a burca de lugares públicos, medida adotada posteriormente pela Bélgica e Suíça.