Cotidiano

Aumento do protecionismo pode levar os EUA a 2 anos de recessão, diz HSBC

NOVA YORK – Passada surpresa com a vitória de Donald Trump, especialistas começam a discutir o real impacto da nova gestão. O protecionismo deve aumentar e levar a economia americana à recessão nos próximos dois anos, disse Kevin Logan, econonomista do HSBC, ao ?Financial Times?.

?O corte de impostos, se implementado no primeiro ano de Trump na presidência, pode dar uma força substancial ao PIB por um ano ou mais, a combinação de choque de oferta devido à contração da força de trabalha com a ruptura no comércio internacional pode colocar a economia numa recessão de dois anos ou mais?, afirmou. ?Na nossa opinião, a implementação completa das políticas propostas peor Trump elevariam a volatilidade da atividade econômica agregada, com potenciais repercussões na volatilidade dos mercados financeiros, o que levaria a um aperto na política monetária?.

A vitória de Trump já põe em xeque a esperada redução da taxa de juros nos EUA em dezembro. Ele tem acusado o Fed de manter a taxa de juros baixa para ajudar o presidente democrata Barack Obama e indicou que pode substituir Janet Yellen, presidente da autoridade monetária, após o final do mandato dela em janeiro de 2018, levando analistas a especular se ela renunciaria mais cedo.

Para Bas van Geffen, do Rabobank, a elevação das taxas de juros nos EUA ? que até ontem tinham chances de 84%, conforme os preços implicados nos títulos americanos ?, está mais contida.

? A possibilidade de uma guerra comercial em 2017 acrescenta riscos para o crescimento do PIB americano e do global nos próximos anos ? diz van Geffen.

Ele acrescenta que a instituição espera para ver a equipe de transição de Trump e, então, avaliar quais serão as prioridades na política econômia da nova gestão.

? Pode levar algum tempo até que Trump comece a trabalhar com o Congresso nessas prioridades. Talvez tenhamos de esperar até mais perto do primeiro discurso de Trump até ter noção mais clara desses pontos.

A Moody´s tem visão parecida:

? Aumentam as chances de que o Fed não aja em dezembro ? disse o economista-chefe da Moody?s Analytics, Marz Zandi, sobre a vitória de Trump.

Já começam a surgir expectativas de mais altas graduais ao longo dos próximos anos.

Para Jim Leaviss, da M&G Investiments, os investidores em títulos públicos devem se preparar para elevação do déficit americano e abertura de brechas fiscais. ?Sabemos muito pouco sobre as políticas econômicas de Trump, mas os estímulos fiscais por meio de cortes de impostos e gastos em infraestrutura parecem similares (podemos compará-los àqueles adotados por Ronald Reagan em seu primeiro mandato). O governo deve tomar mais dinheiro emprestado no médio prazo, o que geralmente resulta em curva de juros mais elevada.?