Cotidiano

Aumento de casos de Covid alteram voos no aeroporto de Cascavel

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +721%, indicando tendência de alta nos casos da doença

Aumento de casos de Covid alteram voos no aeroporto de Cascavel

Cascavel – O aumento de casos de Covid-19 neste início de ano tem disparado o alerta nos órgãos de saúde e em toda a população. A média móvel de casos no Brasil, na semana passada, foi a 69.235, ou seja, a maior desde o dia 27 de junho de 2021, quando a média era de 70.103 pessoas contaminadas. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +721%, indicando tendência de alta nos casos da doença.

Com isso, diversos setores da economia e serviços voltaram a ser prejudicados por conta das baixas no quadro de funcionários, como é o caso das companhias aéreas. As operações estão sendo afetadas pelo índice de contaminação dos funcionários. Em Cascavel, alterações estão previstas para o mês de fevereiro.

De acordo com Simoni Soares, presidente da Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), a Azul Linhas Aéreas Brasileiras comunicou que o voo noturno para Campinas-SP, que pousa as 18h30 e decola as 19h15 será cancelado a partir do dia 31 de janeiro. Assim, no mês de fevereiro Cascavel contará apenas com voos pela manhã para Curitiba e Campinas. Uma das aeronaves pousa em Cascavel às 09h20 e decola para a capital às 10h. O outro avião, que vai até Campinas, pousa em Cascavel às 10h15 e decola às 11h05.

O retorno dos voos noturnos da Azul deverá ocorrer a partir do dia 24 de fevereiro, diariamente, exceto aos sábados.

A Gol Linhas Aéreas ainda não se pronunciou sobre cancelamentos, a malha prevista para fevereiro é o voo diário, com pouso em Cascavel as 10h25 e decolagem às 11h05.

 

PROCON-PR NOTIFICA

O Procon-PR, vinculado à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, notificou no último dia 12 as companhias aéreas Latam, Gol e Azul pelo cancelamento de passagens. O órgão de defesa do consumidor cobrou uma resposta das empresas sobre quais medidas estão tomando para atenuar o transtorno para os passageiros. Em apenas uma semana quase mil voos foram cancelados por conta da pandemia de Covid-19 em todo o território nacional.

Com a perda de validade das normas que flexibilizaram as regras de remarcação de passagens aéreas em 31 de dezembro, as companhias têm, agora, sete dias para reembolsar o consumidor em caso de cancelamento, segundo a Resolução 400/2016 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

De acordo com o Procon, o consumidor tem o direito à devolução integral do valor da passagem. A realocação em outro voo só pode acontecer se for do interesse dele. Desde março de 2020, em razão da pandemia, a remarcação de passagens estava isenta de cobrança.

Em Cascavel, o Procon informou que até o momento não precisou entrar em contato com as companhias aéreas, pois não recebeu nenhuma reclamação sobre cancelamento de voo.

 

RODOVIÁRIA

A Rodoviária de Cascavel segue funcionando normalmente e tem registrado volumes significativos de passageiros. Os meses de dezembro e janeiro geralmente são os que registram maior fluxo de usuários, pois são períodos de férias escolares e festividades de fim de ano. Somente entre os dias 23 e 26 de dezembro, o terminal rodoviário teve média diária de 287 ônibus e 8.568 passageiros.

Nos dias que antecederam o Ano Novo, a média ainda era considerada alta, com 7 mil passageiros diários. Os dados de janeiro estão sendo contabilizados.

 

Redação: Paulo Eduardo

FOTO: Nery Cardoso