Cotidiano

Aumentam 74% os atendimentos no Procon

Serviços relacionados à telefonia são motivos de maior reclamação entre os consumidores cascavelenses

Cascavel – Serviços relacionados à telefonia são motivos de maior reclamação entre os consumidores cascavelenses. A insatisfação é provocada, sobretudo, pela cobrança de taxas indevidas e pacotes não contratados pelos usuários de linhas fixas e celulares.

Estas entre outras situações, geram uma grande demanda de atendimentos na sede do Procon de Cascavel. Considerando o último trimestre, o número de pessoas que buscaram ajuda teve um aumento de 74%.

De 373 atendimentos prestados no mês de junho deste ano, saltou para 649 o total registrado em agosto. Isso representa uma média de 32 pessoas por dia que tiveram algum tipo de queixa por serviço ou produto oferecido por empresas.

O aumento na busca por auxílio no Procon se deve ao índice crescente de problemas, mas também a atitude do consumidor que está mais consciente e o preparo da equipe do órgão de defesa. “Este aumento se deve à conscientização do consumidor em buscar os seus direitos, a agilidade dos serviços do Procon e ao alto índice de resolutividade das demandas. Atualmente estamos com número de pessoal que atende plenamente a demanda. Esta agilidade estimula os consumidores a buscar os nossos serviços”, afirma o coordenador geral do Procon, Juliano Ricardo Tolentino.

Todas as pessoas que tenham sido lesadas por algum prestador de serviço podem recorrer ao Procon. Inicialmente é feita uma triagem para conhecimento do caso e em seguida o consumidor passa pelo pré-atendimento.

Nessa etapa já é possível resolver a grande maioria dos problemas. “Temos um índice de resolutividade em torno de 90% dos casos ainda no atendimento inicial, ou seja, antes de instaurarmos o processo administrativo”, explica o coordenador geral.

Quando há necessidade por esse tipo de procedimento jurídico, o acordo depende do interesse do consumidor, mas o índice médio de acordo em audiências é de aproximadamente 50% dos casos.

Além dos prejuízos na área de telefonia, há insatisfação dos cascavelenses ocorre por conta de instituições financeiras, incluindo, serviços de cartão de crédito e de bancos e ainda por compras realizadas na internet, devido a atraso na entrega ou defeito em produtos.

Prevenção e orientação

Juliano Ricardo Tolentino acrescenta que além de buscarem as soluções para as possíveis lesões ao direito do consumidor o órgão também atua com o trabalho de prevenção e orientação ao público e fornecedores. Para formalizar o atendimento, é preciso apresentar nota fiscal do produto ou serviço, ou documento equivalente para comprovar a relação de consumo, além dos documentos pessoais e comprovante de endereço.