Cotidiano

Aulas no computador

Programação de computadores. Palavras que juntas parecem coisa de gente grande, coisa de quem entende de tecnologia. No entanto, a programação de computadores, quando utilizada como ferramenta de ensino para crianças, pode ser também sinônimo de criatividade, diversão e muito aprendizado.

Pode parecer complicado ensinar crianças a programarem, mas com força de vontade e programas apropriados para cada idade, a experiência com programação nas escolas pode ser bastante gratificante. E, nas escolas municipais de Cascavel já existem bons exemplos de ensino de programação nas aulas de informática.

Na Escola Municipal Profª Michalina Kiçula Sochodolak o instrutor de informática Daniel Fermo desenvolveu um curso de programação com os alunos do 4º e 5º ano, ensinando a linguagem de programação Scratch, especialmente desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts para ensinar programação a crianças. Os alunos que completaram as atividades propostas receberam certificado, feito que formalizou a participação e deu início à construção do currículo dos alunos.

Sem computador

Já na Escola Municipal Maria Tereza de Abreu Figueiredo, o instrutor de informática Sidney da Silva, provou que é possível trabalhar programação até mesmo sem o computador. Ele desenvolveu uma atividade para o ensino de programação onde alunos devem controlar um “robô” interpretado por outro aluno, por meio de comandos predeterminados.

Segundo o Coordenador de Informática Educacional e Robótica, Marcel Kappes, a atividade promove o desenvolvimento do raciocínio lógico e as funções cognitivas, e é uma abordagem criativa para o ensino da programação, além de contribuir para a democratização da capacidade de programar, essencial para o trato com a tecnologia.

Relevância

“O ensino de programação possui relevância por si mesmo, quando consideramos nossa realidade cada vez mais dependente de novas tecnologias. No contexto escolar merece atenção especial por auxiliar no desenvolvimento da capacidade de abstração e compreensão, além do domínio dos conteúdos elencados no Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino”, afirma Kappes.

Além dessas escolas, o ensino de programação acontece em outras escolas municipais de Cascavel, como parte das ações realizadas pela Informática Educacional no Município.