Educação

Aulas municipais terão início de maneira remota

Por enquanto, as escolas não terão aula presencial e não há prazo para isso

Aulas municipais terão início de maneira remota

Cascavel – O início do ano letivo para os alunos das escolas municipais de Cascavel ocorre na próxima segunda-feira (8) e será de 100% remota por enquanto: aulas com conteúdos gravados e disponibilização de material para que as atividades sejam feitas em casa.

Segundo a secretária de Educação, Marcia Baldini, o retorno às aulas será um grande desafio em meio à pandemia e vai acontecer de forma gradativa. “Esta semana vamos conversar com diretores das escolas e dos Cmeis [Centros Municipais de Educação Infantil], mas temos os planejamentos praticamente prontos. Num primeiro momento, os alunos voltarão de forma remota até que a gente consiga fazer o levantamento dos três grupos prioritários: os que estão com comorbidade e que não retornarão (porque precisamos ter um planejamento para eles), e, dos demais alunos, quem vai para a escola e quem vai continuar de forma remota. Só a partir disso vamos calcular a questão de espaço e como serão as aulas em sistema híbrido”, explica Marcia.

Por enquanto, as escolas não terão aula presencial e não há prazo para isso.

Marcia explica que as escolas não possuem todos os equipamentos de segurança, mas está tudo em processo de aquisição.

A diretora Adolival Pian Jéssica Adriana afirma que as escolas estão recebendo as orientações necessárias. “Essa é uma experiência desafiadora. Ano passado foi muito difícil e agora precisamos retornar com responsabilidade. Estamos com muita esperança, contando com o apoio da Secretaria da Educação. Estamos nos preparando. Já temos acesso a alguns planos de retomada de aulas e vamos utilizar todos os equipamentos de proteção individual. Acreditamos que vai ser possível voltar de maneira segura”.

 

Retomada de conteúdo

Com relação ao conteúdo pedagógico, a secretária Marcia Baldini explica que a estratégia deve ser confirmada esta semana. “Trata-se do contínuo curricular, que é uma regulamentação e funciona basicamente como uma fusão de dois anos (2020/2021). Vamos seguir isso”.

O continuum curricular é uma flexibilização que permite que as habilidades e is conteúdos que não puderam ser contemplados em 2020 ou que precisam ser aprofundados sejam retomados neste ano letivo. Ele está previsto na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e também foi pautado em diretrizes do Conselho Nacional de Educação para a Educação Básica.

O objetivo é possibilitar que as escolas ofereçam o conteúdo previsto em dois anos em um ano. “Ano passado, devido à pandemia, não houve retenção de alunos. Todos progrediram de série porque não teria como reprovar as crianças depois de um ano difícil. Por isso, em 2021, serão retomados os conteúdos do ano passado e aplicados os conteúdos da série atual. O aluno será avaliado a partir do que apropriou”, explica a secretaria Marcia Baldini.

 

Retorno da rede municipal no Paraná

Em Foz do Iguaçu, as aulas presenciais na rede municipal voltam dia 1º de março, mas os pais que não se sentirem seguros em mandar os filhos à escola assinarão um termo de responsabilidade se comprometendo em manter as atividades remotas. Todas as 50 escolas e os 41 Cmeis seguirão o Protocolo Sanitário, Administrativo e Pedagógico. O documento foi elaborado pelo CMGRAP (Comitê Municipal de Gerenciamento e Retorno às Aulas Presenciais) e considera a necessidade de cumprimento das 800 horas letivas, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde para a retomada das aulas, algo que está sendo muito esperado pelas famílias, mas que merece toda a nossa atenção”, disse a secretária de Educação, Maria Justina da Silva.

Em Marechal Candido Rondon, as aulas começam na próxima segunda-feira (8), no sistema híbrido: parte dos alunos volta presencialmente e outra assiste às aulas de casa, pela internet. A escolha ficará a critério dos pais.

As aulas em Toledo retornam na próxima terça-feira (9), mas apenas de forma remota.

No dia 18 deste mês, os alunos de Curitiba devem voltar no sistema híbrido. Quem optar pelas aulas presenciais levará o filho para unidade. Se o estudante ficar em casa, terá acesso ao mesmo conteúdo, conforme seu ano escolar, por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba. A escolha do modelo caberá às famílias.

Em Ponta Grossa, as atividades começam no dia 18 de fevereiro, também de forma remota e a partir do dia 22 tem início o revezamento entre os alunos: metade vai à escola e a outra metade assiste às aulas pela TV Educativa. Os grupos se invertem a partir de 1º de março.

 

No Estado

O ano letivo da rede estadual começa dia 18 de fevereiro, mas ainda não há confirmação se haverá aula presencial neste primeiro momento. No fim do ano passado, o governo anunciou aulas híbridas, com uma parte dos estudantes em sala e outra em casa, com acesso ao conteúdo transmitido ao vivo. Contudo, nem todas as salas de aula receberam o equipamento necessário.

Ontem, o governo publicou resolução a respeito dos servidores e o respectivo afastamento de quem está no grupo de risco.