Educação

Aula Magna da Saúde fala de cepas e vacinas

Estudantes de Cascavel, Toledo e Umuarama se inscreveram; evento despertou ainda o interesse de profissionais da saúde do Estado

Aula Magna da Saúde fala de cepas e vacinas

“Covid-19: Cepas e Vacinas” foi o tema da Aula Magna Integrada da Saúde, reunindo os cursos presenciais e semipresenciais das Unidades de Cascavel, Toledo e Umuarama. A palestra foi ministrada pelo biomédico Raphael Rangel, membro do Comitê científico para o enfrentamento da pandemia da covid-19 do Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi coordenado pelo professor Raphael Sahd. Representando todas as unidades, o diretor de Cascavel, professor Gelson Uecker, recepcionou a todos: “O tema é atual e o palestrante é referência para o Brasil nesse assunto. Sabemos que há uma briga social e política em torno da covid-19 e muitos questionam por que falar sobre a doença, mas os profissionais da saúde são a esperança de dias melhores e devem continuar trazendo informações de forma técnica”.

O biomédico é também apresentador do quadro semanal “Explica, Doutor?”, da Record Rio.

Ele conceituou o que é uma variante, explicou por que a capital Manaus foi o grande celeiro das variantes preocupantes, falou sobre o funcionamento do sistema imunológico, tipos de anticorpos, segurança e eficácia das vacinas que estão disponíveis no Brasil – Coronavac, Astrazeneca, Pfizer.

“A melhor vacina é a que estiver disponível no dia em que você for tomar”, opinou, enfatizando que o objetivo das vacinas é diminuir o número de óbitos e desafogar o sistema de saúde.

Também respondeu perguntas dos telespectadores sobre exames de PCR para coronavírus, vacinação em gestantes, síndrome pós-covid, estudos sobre a predisposição para outras doenças, entre outras questões.