Cotidiano

Auditores protestam com operação-padrão

Foz do Iguaçu – A Delegacia do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), em Foz Iguaçu, decidiu, em função do descumprimento do acordo celebrado com o governo federal em março de 2016, implementado parcialmente pela Lei 13.464/2017, cuja falta de regulamentação até o momento impede seu fiel cumprimento, e em virtude da decisão tomada em assembleia geral da categoria, ocorrida em 26 de setembro deste ano, realizar nesta quinta-feira o Dia Nacional de Paralisação das Aduanas.

A Delegacia do Sindifisco, em Foz, também convocou para o dia 9 de outubro nova assembleia geral nacional para deliberação quanto à retomada da mobilização nacional até o cumprimento do acordo celebrado com o governo.

Hoje, será efetuada a chamada operação-padrão, que poderá trazer prejuízos ao desempenho das atividades normais, especialmente no desembaraço de mercadorias e cargas, bem como em todas as atividades de atendimento fiscal.

Os auditores fiscais lamentam novos transtornos à população e ao comércio exterior e esperam sensibilidade e agilidade do governo federal no efetivo cumprimento do acordo fechado com a categoria. Ficará garantida a continuidade dos serviços essenciais ao longo do período de mobilização no quantitativo mínimo de 30% do efetivo e que terão prioridade para o desembaraço apenas as cargas perecíveis, perigosas e vivas, definidas em lei.