Cotidiano

Auditores pedem ajuda da Ajufe contra possível controle político da Receita

BRASÍLIA – Um grupo de auditores da Receita Federal pediu a ajuda da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) contra mudanças que poderão ocorrer na gestão da Receita Federal. Na avaliação deles, isso vai prejudicar o combate à corrupção. Segundo os auditores, a articulação inclui até mesmo o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso em Curitiba em razão da Operação Lava-Jato. Esse grupo de auditores se reuniu nesta segunda com o presidente da Ajufe, Roberto Veloso.

Segundo os auditores, está em curso uma manobra dos aliados de Cunha para promover uma intervenção política na Receita. Um projeto de lei em tramitação na Câmara poderá fazer com que analistas tributários – um posto abaixo dos auditores – assumam postos de chefia do órgão. Na avaliação deles, seria uma brecha para a indicação política para tais cargos.
Os auditores citaram ainda uma matéria jornalística de 19 de outubro deste ano,quando Cunha foi preso.

Segundo o texto, o pedido de prisão do Ministério Público Federal (MPF) relata que, mesmo após afastado da presidência da Câmara, Cunha indicou aliados para cargos no governo federal, barganhando até mesmo o posto de chefe da Receita Federal.

“As forças ‘ocultas’ no Congresso são poderosas e tememos que a Receita Federal não resista a essas investidas”, escreveram os auditores à Ajufe. Participaram da reunião com o presidente da Ajufe, Roberto Veloso, os auditores Leandro Pereira, Amanda Lima, Mariana Araújo, Tatiana Areas e Patrícia Magalhães.