Cotidiano

Auditores da Receita fazem protestos em aeroportos e prejudicam desembarque internacional

BRASÍLIA. Insatisfeitos com o andamento no Congresso do projeto de lei que reajusta os salários da categoria, auditores da Receita Federal voltaram a fazer protestos nesta quinta-feira. Segundo a assessoria do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita (Sindifisco Nacional), estão ocorrendo manifestações nos aeroportos que recebem voos internacionais, especialmente Guarulhos (SP), Tom Jobim (RJ), Juscelino Kubitschek (DF) e Viracopos (Campinas). Além disso, a partir das 14 horas, representantes da categoria se reúnem no hall do Ministério da Fazenda para também para protestar.

De acordo com nota do sindicato, o relatório do deputado Wellington Roberto (PR-PB) para o Projeto de Lei 5.864/16, apresentado na última terça-feira, prejudica e desfigura o acordo salarial costurado com o governo federal. Por ele, a categoria teria um reajuste salarial de 5,5% em 2016, de 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Além disso, a carreira tributária e aduaneira (composta por auditores e analistas) teria direito a um bônus de eficiência com base no desempenho da arrecadação e da fiscalização.

Segundo o presidente do Sindifisco, Cláudio Damasceno, o deputado incluiu no bônus outros funcionários da Receita que atuam em áreas administrativas, como secretárias e atendentes nas unidades do Fisco. Isso, explicou o presidente, reduz os ganhos dos auditores e prejudica o acordo que foi fechado. Damasceno disse que o governo não fez qualquer intervenção na Câmara e agora o projeto irá a votação na comissão especial que o analisa na próxima terça-feira.

_ Desde que o ministro (da Fazenda), Henrique Meirelles, assumiu o cargo nós não fomos recebidos para tratar da questão salarial. Agora vamos ter que retomar as manifestações de forma mais dura _ disse o presidente do sindicato, destacando que os auditores farão assembleia nesta sexta-feira para decidir se entram em greve a partir da próxima semana.

As manifestações nos aeroportos estão atrasando principalmente o desembarque de passageiros internacionais:

_ Estamos fazendo operação-padrão no desembarque dos voos internacionais. Vamos ter atraso na liberação das bagagens _ disse Damasceno.