Esportes

Áudio revela conversa de piloto do voo da Chapecoense com torre de aeroporto

Nesta quarta-feira foi conhecida parte da conversa dramática entre o piloto do voo CP-2933, da LaMia, que levava a delegação da Chapecoense e que terminou com a morte de 71 pessoas na Colômbia. O comandante Miguel Quiroga, que conduzia a aeronave, informa estar com “problema de combustível” e pede para aterrissar no aeroporto de Medellín. A controladora de voo informa que outro avião, da companhia Viva Colômbia, que reportara emergência pelo mesmo motivo, estava com a prioridade. E pede que o da LaMia dê voltas e aguarde sua vez.

A parte final da conversa é carregada de tensão. Quiroga alerta estar também com pane elétrica e pede ajuda para encontrar a pista. A controladora de voo quer saber localização e altitude do avião, que já não aparece mais no radar. Até que então o piloto do LaMia não responde mais e se dá um silêncio terrível.

VEJA VÍDEO COM O ÁUDIO DO DIÁLOGO E LEIA ABAIXO A TRANSCRIÇÃO:

Áudio mostra piloto de voo da Chapecoense insistindo para pousar: ‘Falha elétrica total’

Diálogo entre o piloto boliviano e a operadora em Medellín:

PILOTO: – Senhorita, Lamia 933 está em falha total, falha elétrica total, sem combustível

CONTROLADORA: – (Silêncio). Pista livre e operando com chuva, Lamia 933. Bombeiros alerta

– (Silêncio) Vetores (direção), senhorita, vetores, vetores na pista

– Se perdeu o sinal. Não o tenho. Se interrompe agora.

(Silêncio)

– Rumo 360.

– Com rumo pela esquerda, (procederia no) localizador à beira do Rionegro, a uma milha adiante de Bora, no momento o senhor se encontra, correto, lhe confirmo, pela esquerda, com rumo 350.

– Esquerda 350, senhorita?

– Sim, correto. Está a 0,1 milha da beira do Rionegro. Não tem altitude ainda.

– (Estamos a) 9 mil pés, senhorita. Vetores (direção), senhorita, vetores.

– Está a 8,2 milhas da pista. (…) A que altitude está agora?

– (Outro piloto que se preparava para aterrissar comenta). Já não responde

– (Outro): (…)

– (A operadora dá instruções a outro voo para aterrissar). Lamia, está em posição?

(O piloto não responde mais).

PILOTO DA AVIANCA RELATA DIÁLOGO DRAMÁTICO DO VOO DA CHAPE:

Piloto relata diálogo dramático de voo da Chape com torre de controle

TV BOLIVIANA REGISTRA ÚLTIMA ENTREVISTA DA CHAPE:

TV boliviana registra última entrevista da Chape no avião

HOMENAGEM: Chapecó prepara velório coletivo para jogadores e dirigentes em estádio

O segundo dia de homenagens em Chapecó

PASSO A PASSO DA CHAPE ATÉ O ACIDENTE:

Videográfico mostra passo a passo da Chapecoense até o acidente

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e as duas caixas pretas, encontradas na terça-feira, poderão ser esclarecedoras. Uma das possibilidade é de que tenha ocorrido falta de combustível. Especialistas, porém, não descartam a possibilidade de falha elétrica. Os investigadores vão verificar se a LaMia cumpriu todos os protocolos de segurança internacionais que obrigam que todos os voos de linha ou privados tenham combustível de reserva para garantir as manobras de segurança necessárias. Ou seja, a aeronave tinha que ter combustível para ir para o aeroporto mais próximo ou sobrevoar o aeroporto por pelo menos 30 minutos.

A CRONOLOGIA DA TRAGÉDIA

A cronologia da tragédia da Chapecoense

O voo da Chapecoense seguia de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para Medellín, onde o time a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. No acidente, 71 pessoas morreram, entre eles 19 jogadores da Chapecoense e 21 jornalistas.

A partida foi adiada, mas o time colombiano solicitou à Conmebol que o título seja dado para a equipe catarinense.

Os mortos da Chapecoense na tragédia aérea na Colômbia

Os jornalistas que morreram no desastre aéreo da Chapecoense

Info – mapa acidente Chapecoense

Vítimas – Info