Cotidiano

Áudio mostra que Garotinho tentou reunião com conrregedor da PF

Garotinho tenta agendar reunião com corregedor da PF

RIO ? Além da denúncia de oferecimento de propina a juiz, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RJ) também investiga se o ex-governador Anthony Garotinho tentou interferir nas investigações sobre ele por meio da corregedoria da Polícia Federal no Rio. Uma gravação telefônica interceptada pela Justiça mostra o ex-governador pedindo a um interlocutor, apontado como agente da corporação, que marque uma reunião com o ?novo corregedor? da PF. ?Eu quero despachar ele para Campos para trabalhar lá?, diz Garotinho. Investigadores acreditam que o ex-governador pretendia mobilizar uma ofensiva contra as apurações em Campos. O interlocutor do ex-governador no telefone prometeu a reunião para o dia seguinte, mas não há informações se ela ocorreu.

A sequência de acontecimentos, no entanto, intrigou os responsáveis pela investigação. A Superintendência da PF expediu um ofício determinando que o inquérito, que estava na delegacia de Campos, fosse removido para o Rio para uma ?correição extraordinária?, procedimento de fiscalização.

O juiz Glaucenir de Oliveira, no entanto, determinou, em mandado de busca e apreensão, que os autos fossem levados para o cartório da 100ª Zona Eleitoral. O magistrado alegou que era um pedido da própria defesa, que queria acesso aos documentos. ?Estranhamente e de forma surpreendente, a autoridade policial recebeu ordem administrativa do Departamento de Polícia Federal, não se esclarecendo por intermédio de que autoridade superior e por quais motivos, para remeter os áudios do inquérito para o Rio de Janeiro… É realmente muito estranho e surpreendente tal comando administrativo, posto que não é comum este tipo de expediente?, escreveu o juiz em despacho.

Delegado responsável pelas investigações em Campos, Paulo Cassiano disse que este tipo de movimentação não é normal.

? Em um contexto da PF, isso é incomum, é estranho. Pedi por escrito que dissessem a mim os motivos, mas não responderam ? afirmou o delegado, em referência à Superintendência.

O advogado de Garotinho disse que o ex-governador fez uma representação à corregedoria alegando supostos abusos de Cassiano. Segundo o defensor, o objetivo da reunião, que ele diz não ter ocorrido, era denunciar a conduta do delegado. ?Todos os poderes são fiscalizados. O canal foi oficial e anterior a qualquer tentativa de encontro?, disse, em nota.

O delegado disse que se colocou à disposição para que sua conduta fosse apurada. O procurador regional eleitoral pediu à PF que apure a transferência do inquérito. A Superintendência da PF não se manifestou.

Garotinho permanece internado no Hospital Quinta D?Or, na Zona Norte. De acordo com o boletim, assinado pelo médico Marcial Navarrete Uribe, o estado dele é estável.