Cotidiano

Audiência vai discutir reforço na saúde pública

Serão convidados a participar do debate representantes dos conselhos Estadual e Federal da Biomedicina

Cascavel – Por iniciativa do presidente Gugu Bueno, a Câmara de Vereadores de Cascavel realizará em março uma audiência pública para discutir a viabilidade da inclusão dos profissionais de biomedicina para melhorar o atendimento na saúde pública.

“O biomédico está apto a fazer análises clínicas e ambientais, diagnósticos por imagem, trabalhar nos bancos de sangue e pesquisar medicamentos, por exemplo”, explica o professor Raphael Sahd, coordenador do curso de Biomedicina da Unipar e delegado do Conselho Regional de Biomedicina.

Ainda de acordo com o professor Raphael, que vai advogar a causa da categoria na audiência, já existem cerca de mil profissionais biomédicos na região devidamente capacitados para exercer funções essenciais na área de saúde e tecnologia.

Serão convidados a participar do debate representantes dos conselhos Estadual e Federal da Biomedicina, integrantes do Poder Executivo e outros especialistas da área. “Atualmente, a prefeitura possui cargos com funções correlatas à biomedicina, porém os profissionais não estão autorizados a concorrer”, ressalta Raphael.

CONCURSOS

“Vamos levar essa demanda ao prefeito Leonaldo Paranhos e esperamos que seja possível incluir esses profissionais em editais de futuros concursos públicos”, adianta Gugu Bueno, entendendo que essa é uma alternativa para tornar a saúde pública municipal mais eficiente.

ESTÉTICA

Ainda na área da saúde pública, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, promulgou lei de sua autoria permitindo que os tecnólogos em estética do Paraná sejam os responsáveis por clínicas e consultórios de estética. “Conseguimos atender a um pleito de mais de 20 mil esteticistas que concluíram o curso universitário e estavam praticamente impedidos de trabalhar em suas profissões, porque não havia uma legislação que desse claramente essa condição”, explicou Traiano.