Cotidiano

Audiência Pública debaterá inserção de biomédicos no serviço público

reivindicação da categoria foi apresentada por Raphael Sahd, coordenador do curso de Biomedicina da Unipar

Cascavel – O presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR), agendou para março uma audiência pública para discutir a viabilidade da inclusão dos profissionais biomédicos no funcionalismo público. A reivindicação da categoria foi apresentada por Raphael Sahd, coordenador do curso de Biomedicina da Unipar e delegado do Conselho Regional de Biomedicina.

De acordo com Raphael, há cerca de mil profissionais na região, capacitados para exercer funções essenciais na área de saúde e tecnologia no município. “O biomédico está apto a fazer análises clínicas e ambientais, diagnósticos por imagem, trabalhar nos bancos de sangue e pesquisar medicamentos, por exemplo”, explica o professor.

Para a audiência, serão convidados representantes dos Conselhos Estadual e Federal da Biomedicina, integrantes do Poder Executivo, além de especialistas da área. “Atualmente a prefeitura possui cargos com funções correlatas ao do biomédico, porém, estes profissionais não estão autorizadas a concorrer”, afirma Raphael.

“Vamos levar esta demanda até o prefeito e esperamos que seja possível incluir a profissão em editais de futuros concursos públicos”, assegura Gugu Bueno.

A profissão é ainda pouco conhecida do público em geral. No entanto, segundo Raphael, a biomedicina tem mais de 36 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.