Cotidiano

Audiência pública debate o Plano Municipal de Educação

NITERÓI – Está marcada para a próxima terça-feira, às 20h, na Câmara dos Vereadores, a audiência pública que debaterá o Plano Municipal de Educação (PME). No encontro, serão ouvidos os grupos favoráveis à inclusão do tema da diversidade no currículo escolar. O conteúdo é parte do compromisso assumido na Conferência Municipal de Educação, realizada em junho do ano passado. Quarta-feira, no mesmo horário, será realizada audiência com os grupos que são contrários à medida.

A decisão da Comissão de Educação da Câmara de marcar encontros com grupos de ideias contrárias em separado foi tomada depois da audiência realizada no último dia 7. O encontro foi marcado por clima de hostilidade entre membros de igrejas evangélicas e militantes LGBT. A situação levou a comissão a cancelar as audiências e trocá-las por reuniões fechadas — medida que teve apoio dos vereadores Paulo Henrique (PPS), Bruno Lessa (PSDB), Carlos Macedo (PRP) e Bira Marques (PT), e voto contrário de Leonardo Giordano (PCdoB). A maioria decidiu retomar as audiências com o novo formato.

Na última quarta-feira foram ouvidos os trabalhadores ligados ao Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) e outras entidades sindicais, que criticam o texto enviado à Câmara pela prefeitura. De acordo com o Sepe, ficará fora do plano uma série de metas decididas durante a conferência de educação, como o direito dos professores a licenças para estudo e requalificação, entre outras ações voltadas à valorização dos profissionais.