Cotidiano

Atualização do Windows 10 faz webcams pararem de funcionar

RIO – A nova atualização do Windows 10 está enfurecendo usuários no mundo todo. Com o lançamento da versão 1607 (também conhecida como 'Anniversary Update'), as webcams de milhões de usuários pararam de funcionar sem aviso. E a Microsoft ainda não tem uma solução.

A atualização de aniversário de um ano do lançamento do software trouxe, entre várias novidades, uma inovação no uso da câmera: agora, mais de um aplicativo consegue usá-la ao mesmo tempo. O usuário não precisa sair de uma conversa do Skype enquanto loga no seu banco com uma selfie, usando tecnologia de reconhecimento facial.

Só que para fazer isso, a Microsoft escolheu que só usaria o formato de vídeo YUY2, para evitar problemas de performance. Todas as câmeras que usam os mais comuns formatos MJPEG ou H264, sejam ligadas por USB ou por bluetooth. AInda não há relatos de câmeras integradas que tenham falahado.

A Microsoft disse que está trabalhando para resolver o problema, dizendo apenas que “aguardam a correção provavelmente para setembro”.

A sua câmera parou? Como consertar

Como a Microsoft mudou o software que filtra as imagens da câmera, ainda não há um jeitinho ou correção informal. O que o usuário pode fazer é voltar atrás na atualização, desde que façam menos de 10 dias que atualizou.

Para fazer o downgrade para a última versão do Windows 10, a 1511, vá em Configurações, depois Atualizações e Segurança e depois Recuperação. Clique em “Voltar para versão anterior”. Siga os passos na tela e sua câmera deve voltar a funcionar.