Política

Atualização cadastral do IPTU

Para aumentar a arrecadação, a Prefeitura de Cascavel pretende fazer em breve uma atualização cadastral do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). A verificação da metragem das edificações tende a ser feita em toda cidade e engana-se quem pensa que o Município não terá subsídio humano para tal feito: utilizará a tecnologia. Uma empresa será contratada para registrar os terrenos com drones e assim verificar se o morador está com uma construção superior ao que está registrado na Prefeitura.

Por enquanto não há prazos, mas tudo indica que a ideia é fazer isso o mais rápido para ajustar os valores nos próximos boletos. Neste ano, a meta da Prefeitura era arrecadar R$ 48 milhões em IPTU e conforme o levantamento divulgado pela Secretaria de Finanças recebeu R$ 32.827 milhões, após prorrogação do prazo para os pagamentos à vista. O montante equivale a 68,39% do total. “Tivemos um resultado muito positivo: os contribuintes aproveitaram o desconto de 10%, visto que a inflação no acumulado foi de 3%. O desconto da Prefeitura foi inclusive superior ao IPVA, que era de 3%”, diz Renato Segalla, secretário de Finança.

Percentual

O IPTU representa hoje à Cascavel 5,60% de toda arrecadação. Em comparação a outras cidades do mesmo porte, o percentual fica bem abaixo. Em Londrina, por exemplo, o IPTU equivale a 16,6% de todo dinheiro que entra em caixa, Maringá 12,43%, Toledo 10,08% e Foz do Iguaçu 6,97%. Segalla alega que há uma defasagem grande do Imposto em Cascavel, por isso esse desnível na comparação aos outros municípios. “Por isso a atualização dos cadastros é necessária. Muitos moradores ampliaram as edificações, mas o Município não recebe”.