Cotidiano

AT&T faz oferta pelo negócio de internet do Yahoo, diz agência

NOVA YORK – A AT&T, segunda maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, fez uma oferta pelo negócio de internet do Yahoo, informou a agência de notícias Bloomberg nesta quarta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto. Em abril, fontes afirmaram que a AT&T tinha decidido não fazer uma proposta pelo ativo da empresa de tecnologia.

A decisão de permanecer na disputa pelo Yahoo coloca a companhia frente à frente com a rival Verizon, que é considerada a principal concorrente na compra do Yahoo ? embora fontes tenham indicado que a proposta da Verizon na primeira rodada de propostas não foi uma das melhores, segundo a Bloomberg.

A AT&T estava a par do processo através da sua participação na empresa de publicidade digital YP Holdings, que tinha proposto uma fusão com uma subsidiária desmembrada do negócio central do Yahoo. No entanto, a YP Holdings, apoiada pela AT&T, não está mais buscando fazer uma oferta, disseram fontes a agência.

Representantes da AT&T, Verizon, Yahoo e YP se negaram a comentar as informações.

A AT&T, cujo valor de mercado alcança US$ 237 bilhões, pode se permitir com facilidade a participação na licitação. A companhia poderia agrupar a agrupar a tecnologia publicitária do Yahoo, baseada em algoritmos, com seu serviço de vídeo para dispositivos móveis, lançado logo após comprar a empresa DirecTV por US$ 48,5 bilhões no ano passado. A AT&T também controla, junto ao Chernin Group, a Otter Media, que investe em mídias digitais.

A operadora também poderia estar interessada no Yahoo para avançar na concorrência com a Verizon, que comprou a AOL Inc. no ano passado e agora divulga seus serviços semelhantes ao que tem o Yahoo. A Verizon, que não escondeu o interesse em comprar o ativo, poderia ser um possível comprador mais conveniente do que a AT&T, disseram duas das fontes, diante da sinergia com os negócios da AOL.

Segundo a Bloomberg, os assessores financeiros do Yahoo dedicam mais tempo a analisar as propostas de companhias e empresas de private equity que fizeram ofertas mais altas, mas não conhecem tão bem os negócios do Yahoo, disseram os informantes. A companhia recebeu mais de dez propostas iniciais entre US$ 4 bilhões e US$ 8 bilhões, segundo as fontes.

Na terça-feira, o diretor financeiro do Yahoo, Ken Goldman, afirmou que o processo de venda ?está bem encaminhado? na Conferência de Telecomunicações, Mídias e Tecnologia Global do banco JP Morgan.