Cotidiano

AT&T, Apple e Google se unem ao governo dos EUA contra ligações automáticas

260711824_1-7.jpg

WASHINGTON – Mais de trinta grandes empresas de tecnologia estão se juntando ao governo dos Estados Unidos para reprimir ligações telefônicas automatizadas e pré-gravadas, classificadas por reguladores como uma “praga”. AT&T, Google, Apple, Verizon Communications e Comcast estão entre os membros do grupo denominado em inglês “Robocall Strike Force”, que trabalhará com a Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC, na sigla em inglês).

A força-tarefa apresentará à FCC até 19 de outubro “planos concretos para acelerar o desenvolvimento e adoção de novas ferramentas e soluções”, disse o presidente-executivo da AT&T, Randall Stephenson, que preside o grupo.

O grupo espera colocar em funcionamento padrões de verificação de ligações que ajudariam a bloquear chamadas de números falsificados e analisar uma lista de bloqueio de ligações que se fazem passar como sendo feitas por telefones de órgãos governamentais, bancos ou outras instituições.

Em julho, o presidente da FCC, Tom Wheeler, incentivou grandes empresas a tomarem medidas adicionais para bloquearem as robocalls, que muitas vezes vêm de telemarketing ou golpistas.

? Os bandidos estão superando os bonzinhos por meio da tecnologia ? disse Wheeler.

A FCC não exige que as operadoras de telefonia ofereçam ferramentas para bloqueio das robocalls, mas encoraja fortemente as empresas a disponibilizarem o serviço sem custo aos clientes.