Cotidiano

Atropelamento em linha férrea interrompe circulação de trens

RIO — Uma pessoa foi atropelada por um trem no ramal Saracuruna, na Baixada Fluminense, na noite desta terça-feira. De acordo com a Supervia, que administra o transporte, a vítima foi atingida por uma composição depois de acessar a via irregularmente por meio de uma passagem clandestina, próximo à estação de Gramacho, no município de Duque de Caxias. O acidente ocorreu por volta das 19h. A identidade da vítima não foi revelada.

A circulação dos trens foi interrompida, na ocasião, no trecho Gramacho-Saracuruna, no ramal de Saracuruna, além dos ramais Vila Inhomirim e Guapimirim. Depois do acidente, moradores da região, ainda conforme informou a SuperVia, ocuparam a linha férrea para obstruir a passagem das composições. Para controlar a situação, o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) foi acionado. Ainda não há a confirmação oficial da morte da viítima.

De acordo com a concessionária, apenas neste ano, foram registrados, até o mês de abril, 12 atropelamentos. Ao longo de todo o ano passado, foram 29; em 2014, 13 pessoas foram atropeladas, quatro a mais do que no ano anterior. Em 2012, foram 19 vítimas.

A SuperVia recomenda que os passageiros e pedestres respeitem as normas de segurança e não transitem pela linha férrea. A concessionária informou que, atualmente, existem cerca de 180 passagens clandestinas: em média, quatro delas são fechadas a cada mês, mas três são reabertas no período.

A empresa ressalta ainda que campanhas de conscientização são realizadas para evitar acidentes desta natureza.