Cotidiano

Atriz de 'Os Pássaros', Tippi Hedren relata em biografia assédio sexual de Hitchcock

Tippi Hedren, a estrela de “Os Pássaros” (1963) e “Marnie, Confissões de uma Ladra” (1964), ambos de Alfred Hitchcock, acusa o cineasta de assédio sexual em sua autobiografia, “Tippi”, com lançamento previsto para a próxima quinta-feira, nos EUA.

De acordo com trechos do livro obtidos pelo “New York Post“, em uma ocasião Hitchcock teria entrado no camarim, durante as filmagens de “Marnie”, e tocado ela: “Foi sexual, perverso. Quanto mais eu resistia, mais agressivo ele ficava.”

A obsessão de Hitchcock com Hedren é um assunto antigo em Hollywood e chegou a inspirar um telefilme da HBO, “The girl”, que foi indicado ao Emmy em 2012.

Hitchcock viu Hedren pela primeira vez num comercial de vitamina e ofereceu a ela um contrato de cinco filmes, que incluia o papel de protagonista em “Os pássaros”. Na época ela tinha 31 anos e morava em Nova York. Recém divorciada, a atriz então se mudou para Los Angeles com a filha, Melanie Griffith.

Pelo papel no filme, ela ganhou um Globo de Ouro como melhor atriz estreante em 1963. Mas não teria sido uma época fácil, pois a atriz relata que logo o diretor passou a ficar agressivo quando a via conversando com outros homens.

Apesar disso, ela voltou a trabalhar Hitchcock em “Marnie” e aí o assédio teria se tornado ainda pior. O cineasta teria mandado instalar uma porta ligando seu escritório ao camarim dela. Além disso, ele teria pedido que o departamento de maquiagem fizesse uma máscara dela para seu uso pessoal.

Depois de “Marnie”, Hedren nunca mais voltou a trabalhar com Hitchcock. O diretor morreu em 1980. Hedren hoje tem 86 anos.