Cotidiano

Atriz de 'O apartamento' decide boicotar Oscar em protesto a Trump

64499479_This image released by Cohen Media Group-Amazon Studios shows Taraneh Alidoosti in a scene.jpgRIO ? A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, protagonista de “O apartamento”, longa que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano, decidiu boicotar a cerimônia. Ela não vai comparecer em protesto ao presidente Donald Trump, que considerou suspender vistos iranianos de estrangeiros que vivem nos EUA. Links “O apartamento”

“O banimento iraniano de Trump é racista. Estando meu filme dentro ou fora da premiação, não vou comparecer ao Oscar 2017”, tuitou na última quinta-feira. Mesmo que sua permanência no país esteja garantida, Alidoosti não vai voltar atrás. Esta foi a primeira vez que ela recebeu um convite para o evento.

Taraneh Alidoosti

A restrição da entrada de muçulmanos é uma das medidas esperadas do governo americano, que devem afetar mais seis países além do Irã: Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen. A decisão ainda não é oficial, mas um rascunho de ordem executiva obtido por jornalistas na última quarta-feira sugere que a proposta está bem perto da confirmação.

Asghar Farhadi, diretor de “O apartamento” e de “A separação”, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012, ainda não declarou se vai confirmar presença na festa deste ano. Quando subiu ao palco na outra ocasião, ele aproveitou o momento do discurso para protestar contra medidas ique isolavam politicamente o Irã.