Cotidiano

Atraso no “pagode”

Para muitos, o “faz-me-rir” caiu na conta bancária antes do feriado de Sete de Setembro. As contas já estão em dia – é o que todo mundo espera – e não há preocupação com pagamento de água, luz, ou aluguel em atraso.

Uma pena que isso não é a realidade dos funcionários que prestam serviço de zeladoria nos 58 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) em Cascavel.

Ontem mesmo, o Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Cascavel) formalizou uma denúncia no Ministério Público do Trabalho pelo atraso do pagamento do mês de setembro, referente ao trabalhado em agosto.

Os funcionários fazem o trabalho por uma empresa que tem sede em Curitiba, a R.R. Serviços Terceirizados, que presta serviço à Prefeitura de Cascavel. A empresa, segundo o Siemaco, justificou a falta de pagamento pelo feriado na Capital do Estado no dia 8, mesmo havendo possibilidade de programação do pagamento via conta bancária.

“Liguei na empresa ontem [segunda-feira] e eles disseram que por isso que não pagaram, e que fariam o depósito ontem [segunda-feira] mesmo. Porém, até agora nem sinal”, afirma a presidente do Siemaco, Ângela Maria de Oliveira Meirelles. Segundo a presidente, outros atrasos já ocorreram.

Notificada

A empresa presta serviço à Prefeitura de Cascavel há três anos e, segundo a Secretaria de Educação, já foi, inclusive, notificada pela falta de pagamento, até porque o repasse pela administração à contratada já foi feito. A Secretaria também solicitou que o proprietário da empresa venha a Cascavel pessoalmente para dar esclarecimentos sobre o caso, já que, segundo a pasta de Educação, é a primeira vez que um atraso assim ocorre nos três anos em que a R.R. serviços terceirizados presta serviço à Prefeitura. À contratada, a Prefeitura de Cascavel destina cerca de R$ 300 mil por mês, conforme estipulado em contrato.

Outro lado

A reportagem do Hoje News conversou com o representante da empresa R.R. Serviços Terceirizados. “O que ocorreu que o banco ficou fechado em Curitiba no feriado de Sete de Setembro e no dia 8 que é feriado municipal, além de sábado e domingo. E por conta disso também não conseguimos tirar a certidão negativa de débito, que é uma documentação que precisamos providenciar todo o mês. O nosso próprio recebimento não foi possível retirar e por isso houve essa confusão”, ressalta a empresa.