Cotidiano

Atrasados no Enem culpam trânsito e distância do local de prova

20161203_130215.jpgRIO e BELO HORIZONTE ? Gabriela se planejou para chegar a tempo no Enem: saiu de casa com duas horas de antecedência, acompanhada pelo pai, para fazer o percurso de casa, na Mantiqueira, até a PUC Minas, no Coração Eucarístico, ambos em Belo Horizonte. O trajeto tem 15km de extensão que, segundo ela, “é o mesmo que atravessar a cidade”. O esforço foi em vão. Mesmo correndo muito do metrô até a entrada do local de prova, ela chegou com dois minutos de atraso, tempo suficiente para postergar em um ano sua vontade de buscar uma vaga em Geografia no ensino superior.

Enem0312_1? Estou muito chateada. Se fosse o primeiro dia teria feiro prova na UFMG, ao lado de casa. Eu corri muito ? lamenta Gabriela.

O trânsito também foi o vilão para o estudante do quinto período de Direito, Eduardo Oliveira. Ele chegou logo após o fechamento dos portões e deixou para trás o plano de tentar vaga para o mesmo curso em uma universidade pública.

No mesmo intervalo de tempo, outras duas candidatas chegaram ao local de provas após às 13h, não conseguindo entrar. Abaladas, elas não quiseram conversar com a imprensa.

NO RIO, POUCOS ATRASOS

Na Universidade Estácio de Sá campus Praça Onze, no Centro do Rio, houve apenas uma candidata atrasada. Raquel Fernandes alcançou a calçada do local de prova quando o relógio marcava 13h01. Frustrada, a menina de 16 anos só não ficou mais abalada porque é treineira, isto é, completará o ensino médio apenas no final de 2017.

Para ela, a mudança do seu local de prova foi um empecilho. Moradora do Cachambi, ela diz que, se tivesse que fazer o Exame em seu local de prova original, que é perto de sua casa, os riscos de atraso seriam bem menores.

? Hoje, mesmo pegando ônibus às 11h20, eu não consegui chegar a tempo porque fui parar no outro campus que a Estacio de Sá tem no Centro. Não conheço bem o Centro da cidade e tive que vir sozinha hoje. Acabei me perdendo ? lamenta Raquel.