Cotidiano

Atores, decoradora e segurança: Por onde andam as crianças de ?A gata comeu?

RIO ? A trama principal é de Jô Penteado (Christiane Torloni), que ?comeu o coração? de seus pretendentes, como diz a música de abertura da novela de 1985. Mas foram as crianças do Clube do Curumim que ganharam o amor dos telespectadores de “A gata comeu”, de Ivani Ribeiro, que acaba de voltar ao ar, no canal Viva. Danton Mello (Cuca), Juliana Martins (Sueli), Kátia Moura (Adriana), Oberdan Jr. (Xande), Sylvio Perroni (Renato), Raphael Alvarez (Cecéu) e Juliana Lucas Martin (Verinha) davam seus primeiros passos na carreira artística com a novela, mas alguns desistiram de seguir esse caminho depois.

Danton e Juliana Martins fizeram, na época, sua estreia em novelas. E continuam sob os holofotes até hoje.

? Comecei fazendo teste para a Narizinho, do ?Sítio do Picapau Amarelo?. Fiz vários testes, cheguei quase até as finalistas, mas acabou que na reta final fui chamada para fazer ?A gata comeu?. O mais curioso é que muita gente me confunde com a Rosana Garcia. Muita gente mesmo! Eventualmente, até hoje, pelo menos uma vez por mês alguém me pergunta se fui Narizinho ? conta Juliana, de 42 anos, cujo último trabalho na TV foi a série ?Os canalhas?, no GNT, ano passado.

Ela se recorda com carinho do início de tudo:

? Foi um período muito bom e de bastante responsabilidade. Dividia bem escola e trabalho, nunca repeti de ano. Lembro com muito carinho do Nuno (Leal Maia, que interpretava o professor Fábio Coutinho), ele foi um querido com todos nós, tinha muita paciência. E lembro também de podermos ver os cenários de outras novelas. Na época, estava gravando ?Roque Santeiro?, e era o máximo entrar no cenário da novela! Nós, tão crianças, entrávamos nesse mundo de sonhos.

Uma década depois, em 1995, Danton viria a formar com a colega de elenco o casal protagonista da primeira temporada de ?Malhação?.

? Veio para esse trabalho a sintonia que já tínhamos. Hércules e Bella deram supercerto ? relembra o ator, de 41 anos, que seguirá na nova temporada do ?Tá no ar?, na Globo, e tem acompanhado a reprise: ? É bacana me ver molequinho! Vejo bastante o Viva, é muito legal! Fiquei emocionado só de assistir à chamada da novela! Muitos amigos comentam comigo.

Aos 45, Oberdan Jr. também continua ator: em novembro, estará na série ?Lúcia McCartney?, do GNT.

? ?A gata comeu? não foi meu primeiro trabalho. Eu já tinha feito três novelas (?Coração alado?, Sol de verão? e ?Amor com amor se paga?) e o primeiro ?Caso verdade? ? conta ele, destacando as qualidades da trama e as amizades que ficaram dela: ? A novela é incrível, pega todas as faixas etárias. E é muito ingênua para os dias de hoje. Quem não gosta dos trambiqueiros de ?A gata comeu?? Hoje, ainda sou muito amigo do Danton e do Selton, irmão dele. Na época, íamos muito para a casa do Raphael, que era em Volta Redonda. Lembro que fazíamos filmes juntos, eles que filmavam. Todas as mães viraram ?tias? (risos)

Já Raphael trocou de ares: mora em Nova York e tornou-se diretor.

? Como ator, no Brasil, ainda fiz uma participação em ?Top model? (1989), antes de me mudar. Como diretor, estou gravando agora a nova temporada do ?Anota aí?, com Titi Müller, para o Multishow, e do ?Além da conta?, com Ingrid Guimarães, para o GNT. Vou editar um novo documentário com Tatiana Issa. Fizemos o ?Dzi Croquettes? e agora estamos trabalhando num novo longa, o filme ?BR trans?, que faz um retrato do universo transexual no Brasil. Ambos com parceria com o Canal Brasil ? detalha ele, aos 42 anos. ? Me mudei para os EUA em 1992, então nunca cheguei a ter oportunidade de me ver numa reprise da novela, mas meus amigos sempre comentam.

Juliana L. Martin foi outra que deixou o Brasil, em 2004.

? Acabei me encantando por design de interiores. Tenho um escritório na Austrália, onde moro com marido e dois filhos. Sempre me faço a mesma pergunta: ?Se eu tivesse ficado no Rio, o que teria acontecido? Sempre fica uma saudade… Nós éramos como uma família, as crianças e o Nuno. Sempre estávamos juntos, foi uma época supermarcante ? conta ela, aos 41.

Kátia, de 39 anos, chegou a atuar em ?Selva de pedra? (1986), mas diz que ?o destino a tirou da jogada?.

? Naquela época, não se aproveitavam as crianças como hoje. Tenho muita saudade daquele ambiente… Assisti a todas as reprises da novela. Lembro que até cheguei a gravá-la em videocassete, mas, infelizmente, com o tempo, a fita estragou. É muita emoção rever ?A gata comeu?, afinal não dava tempo de assistir quando eu estava gravando… ? conta ela, que tem uma filha e trabalha com crianças, fazendo transporte escolar.

Já Sylvio, aos 42, garante não sentir falta da fama:

? Nunca almejei ser ator. Sou sindicalizado como artista, mas prefiro trabalhar como segurança de banco, para onde espero retornar, já que hoje estou numa maternidade. Também sou casado e tenho um filho, o Anthony, que tem 4 anos. Ele diz que será policial federal.