Cotidiano

Ator de 'Narcos' é o novo ministro da Cultura do Peru

LIMA, Perú ? O ator Salvador del Solar, que interpretou o padre Sobrino na série ?Narcos?, se tornou nesta segunda-feira ministro da Cultura do Peru. O presidente Pedro Kuczynski tomou o juramento de Del Solar, que além de ator é advogado e mestre em relações internacionais pela Universidade de Siracusa, em Nova York.

Del Solar, de 46 anos, é o segundo artista nomeado como ministro da Cultura no país. Em 2011 o cargo já foi exercido pela cantora Susana Baca. Antes do segundo turno da eleição presidencial do Peru, Del Solar já havia anunciado que votaria a favor de Kuczynski. A recente nomeação foi elogiada por cineastas peruanos.

Além do padre Sobrino, que apoia um grupo rebelde colombiano e logo é torturado pelo FBI, Del solar fez também o capitão Pantoja em ?Pantaleão e as visitadoras?, pelo qual ganhou um Kikito de melhor ator entre outros prêmios. Ele participou ainda de dezenas de telenovelas produzidas no Peru e na Colômbia desde 1995.

Como diretor e roteirista, fez ?A passageira? (2015), estrelado pelo mexicano Damián Alcázar e pela peruana Magaly Solier. No filme, ele retrata os estragos causados pelo conflito contra o Sendero Luminoso no Peru. A produção ganhou prêmios no Festival de Havana e foi indicado a melhor filme iberoamericano no Goya, perdendo para o argentino ?O clube?.