Cotidiano

Ato contra a privatização da Cedae percorre a Avenida Rio Branco

20160906_155123.jpg

RIO – Uma manifestação contra a privatização da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, percorreu na tarde desta terça-feira a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. O ato fechou o tráfego em cruzamentos da via. O serviço do VLT, entretanto, não foi afetado.

A manifestação foi organizada por centrais sindicais e contou com a presença dos candidatos à prefeitura Cyro Garcia (PSTU) e Jandira Feghali (PCdoB). Ambos defenderam que a distribuição da água e o tratamento de esgoto permaneçam como atribuição do Estado. A concessão do serviço à iniciativa privada, hoje avaliada pelo BNDES, poderia levar a um reajuste das tarifas.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Meio Ambiente no Rio de Janeiro e Região, Humberto Lemos afirmou que a empresa registrou superávit nos últimos dois anos.

? O maior alvo é a Zona Sul e a Barra da Tijuca, que são responsáveis por mais de 70% do faturamento da empresa, e que permite o investimento nos 73 municípios em que atua. A água é um bem essencial que não pode ser entregue a uma empresa ? criticou Humberto Lemos.

Segundo ele, os candidatos Alessandro Molon (Rede) e Marcelo Crivella (PRB) também são contrários à privatização da Cedae.

O protesto seguirá até a sede do BNDES, também no Centro do Rio. De acordo com os organizadores, 15 mil pessoas participam do ato. A Polícia Militar não fez estimativas do público presente.