Esportes

Atletismo começa com duas chances de inédito tricampeonato olímpico

RIO – Primeiro as damas. Na estreia do atletismo nos Jogos do Rio, duas medalhas estarão em disputa no Engenhão, ambas em provas femininas: os 10.000m, na sessão da manhã, e o arremesso de peso, à noite. Quem estiver presente tem boa chance de presenciar um feito histórico logo no primeiro dia. Nas duas provas, as atuais bicampeãs olímpicas tentam se tornar a primeira mulher a vencer uma prova individual do atletismo em três Jogos consecutivos.

Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016

Atletismo 12/08Às 11h10m, será disparado o tiro de largada dos 10.000m. A etíope Tirunesh Dibaba, ouro em Pequim-2008 e Londres-2012, deu um intervalo na carreira para ter um filho em 2013, e está de volta para tentar o tri. Não terá vida fácil: sua compatriota Almaz Ayana, campeã mundial dos 5.000m, decidiu correr também a distância mais longa no Rio ? será apenas a segunda vez na vida que ela corre os 10.000m em campeonatos oficiais. Na primeira, fez a melhor marca de 2016. O trio que foi ao pódio nesta prova no Mundial de 2015 também é candidato a impedir o feito de Dibaba: a queniana Vivian Cheruiyot (ouro), a também etíope Gelete Burka (prata) e a americana Emily Infeld (bronze).

CHANCE NO HEPTATLO

Se a primeira tricampeã olímpica não surgir de manhã, haverá outra chance à noite, com a neozelandesa Valerie Adams. Ela ganhou o arremesso de peso em Pequim e Londres, mas sofreu com lesões recentes e tem a segunda marca do ano (20,19m), atrás da chinesa Gong Lijiao (20,43m).

Confirmando que nesta sexta-feira o Engenhão será mesmo das mulheres, a outra estrela deste primeiro dia do atletismo é a britânica Jessica Ennis-Hill, ouro em casa no heptatlo na última Olimpíada, e que chega com grande favoritismo. Quatro das sete provas do heptatlo serão disputadas hoje: 100m com barreiras e salto em altura (de manhã) e arremesso de peso e 200m (à noite). A programação do dia prevê ainda várias eliminatórias, com destaque para os 100m e 1.500m feminino e os 400m masculino.A arremessadora de peso Valerie Adams também briga pelo terceiro ouro olímpico consecutivo e compete à tarde, no Engenhão

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu