Esportes

Atletas toledanos integraram seleção brasileira de Badminton na disputa do Sul Americano, no Peru

Categoria Sub15 foi campeã, enquanto a equipe do Sub19 conquistou o segundo lugar da competição

Entre os dias 05 e 14 de dezembro a seleção brasileira de Badminton esteve em Lima, Peru, disputado o Campeonato Sul Americano 2016 (SULAM 2016). Jogando em duas categorias, a equipe Sub15 faturou a medalha de ouro, enquanto os atletas do Sub19 conquistaram a medalha de prata na competição. A seleção brasileira contou com a participação de três atletas toledanos integrantes do projeto de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, que forma o Team AABTToledo Badminton.

William Guimarães e Rafael de Faria jogaram pela categoria Sub15, já Alisson Vasconcelos integrou a Categoria Adulto. Além do Brasil e Peru, ainda participaram do SULAM 2016 a Argentina, Chile, Paraguai e Equador. Ao todo, foram 205 atletas em quadra. O campeonato encerrou os jogos oficiais de 2016. “Este foi um ano de grandes resultados para a modalidade em Toledo. Tivemos muitas conquistas e com certeza em 2017 teremos grandes surpresas”, comentou o coordenador do projeto, técnico Valdecir Anacleto.

Nos confrontos por equipe no Sub15, a seleção brasileira venceu do Equador por 5 matches a 0, da Argentina por 4×1, do Chile por 5×0 e do Peru por 3×2. No Adulto, Brasil ganhou da Argentina por 5X0, do Chile por 4×1 e do Peru por 3X2. O chefe de delegação e técnicos da equipe foram o Gabriel Alcântara, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Ferreira, de Santa Catarina.

O projeto de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, dirigido pela Irmã Luiza Menin, não tem fins lucrativos e desenvolve a modalidade em Toledo com o objetivo de manter crianças e jovens afastados da rua. O trabalho origina o Team Ação Social AABT Toledo Badminton, que já trouxe para o município diversos títulos em competições a nível estadual, nacional e internacional. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o projeto conta com o apoio dos patrocinadores: Unopar, Sportland Toledo, Rede Farmácia Nossa Farma, FM Pneus e Empol Embalagens. Dos parceiros: Academia Aer Sadia, Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (SMEL), Aureum pilates e fisioterapia esportiva. Além do apoio com bolsas, das escolas de idiomas: Rockefeller, Yázigi, Planeta Idiomas, Polys Idiomas, CNA, Speak, Update e Wizard.