Esportes

Atletas russos que utilizaram doping estarão na Olimpíada, afirma delator

9310634_insider-couple-implies-widespread-doping_2adb2da6_m.jpgRIO – Atletas russos que utilizaram doping vão conseguir participar da Olimpíada do Rio, de acordo com Vitaliy Stepanov, um dos delatores do esquema de doping do país, que criticou a falta de rigor do Comitê Olímpico Internacional (COI). Russia Olimpiadas

Stepanov, ex-funcionário da Agência de Antidoping da Rússia (Rusada), e sua mulher, a meio-fundista Yulia, forneceram evidências do doping russo a uma série documental do canal alemão ARD. As revelações motivaram uma investigação da Agência Mundial Antidoping (Wada), e culminaram no pedido de banimento do país dos Jogos do Rio.

O COI, no entanto, deixou à cargo de cada federação determinar a participação ou não da Rússia, decisão criticada por Stepanov.

? Atletas da Rússia que utilizaram doping vão estar no Brasil. O COI mostrou que, em primeiro lugar, não há punição para organizar uma esquema sistemático de doping no maior país do mundo ? criticou o russo a ?BBC?.

Para Stepanov, ao proteger os atletas limpos da Rússia, o comitê acabou prejudicando todos os outros esportistas que não usam doping.

Outra decisão do COI criticada foi a negativa do pedido de Yulia para competir na Olimpíada sob uma bandeira neutra. Para o russo, potencias delatores podem ficar desmotivados em fazer denúncias.

? Não havia escolha se você quisesse fazer parte da delegação nacional. Ela cumpriu sua punição por completo, e esperava que não ia ser punida uma segunda vez por algo que fez no passado ? reclamou.

Stepanov ainda comentou as repercussões das revelações, que levaram ele a sua mulher a deixarem a Rússia.

? Muitas pessoas, incluindo atletas, nos odeiam pelo que nós fizemos, por isso não voltaríamos para a Rússia no momento. Não seria seguro ? relatou.

Depois da decisão do COI, mais de 107 atletas russos já foram proibidos de disputar a Rio-2016 pelas federações internacionais de diversos esportes, como natação, remo e canoagem.