Esportes

Atletas russos pedem à IAAF para competir na Rio-2016

O ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, disse neste sábado que pelo menos 67 atletas do país pediram à Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para serem incluídos na lista de exceções à suspensão imposta à Rússia para poderem competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto. O atletismo da Rússia foi excluído dos Jogos por causa do escândalo de doping.

Segundo Mutko, os atletas também estão preparados para recorrerem à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, para poderem competir na edição carioca dos Jogos.

É pouco provável que a IAAF aprove a maioria destes competidores russos. Na quarta-feira passada, a entidade disse que as exceções abrangem ?quaisquer atletas que podem clara e convincentemente demonstrar que não estão contaminados pelo sistema russo porque estão fora do país e sujeitos a outros sistemas antidoping eficazes?. Estes atletas ?devem ser capazes de se inscrever para a permissão para competir em competições internacionais, e não pela Rússia, mas como um atleta neutro?, disse a IAAF.

O ministro russo não disse quais são os atletas que pediram dispensa, mas entre os que cumprem os requisitos exigidos pela IAAF estariam a corredora dos 800m Yulia Stepanova, e a saltadora Darya Klishina. As duas treinam fora do país.

Também há uma disputa entre a IAAF e o COI sobre a bandeira pela qual estes atletas competiriam. A IAAF defende uma bandeira ?neutra?, enquanto o COI dizem que eles devem competir pela bandeira russa. O COI havia apoiado a decisão da IAAF, mas o presidente da entidade, Thomas Bach, disse que qualquer atleta aprovado pela associação estaria sob o controle do Comitê Olímpico russo.

Mutko disse ainda neste sábado que poderia renunciar ao cargo se toda a equipe de atletismo for suspensa dos Jogos.

– Para mim, seria um verdadeiro fracasso se toda a equipe ficar impossibilitada (de competir) – afirmou, acrecentando que precisa assumir a sua ?plena responsabilidade? nos casos de doping, embora ?não seja eu que tenha incitado os atletas a se doparem?.