Esportes

Atletas russos do pentatlo moderno são barrados dos Jogos

Russian Doping-G0H2R002O.1.jpg

A Rússia continua perdendo atletas por causa do escândalo de doping no país. Depois de cinco canoistas vetados pela Federação Internacional do esporte (ICF, na sigla em inglês), a Federação Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) barrou a participação dos russos Maksim Kustov e Ilia Frolov.

Russia Olimpiadas

Kustov aparece no relatório McLaren divulgado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) que mostrava um esquema sistemático de doping envolvendo o país.

Apenas três atletas foram liberados pela UIPM para competirem no Rio: Aleksander Lesun, Donata Rimshayte e Gulnaz Gubaidulina.

Já as equipes de tiro esportivo e judô foram liberadas para competir nos Jogos Olímpicos.

“Os 18 atiradores russos que se classificaram não aparecem no relatório McLaren nem testaram positivo no controle antidoping, de acordo com as informações que temos. Além disso, todos os atletas russos foram cuidadosamente monitorados, como parte do programa de testes da ISSF”, informou a federação, em nota.

Já a Federação Internacional de Judô permitiu a participação de todos os 11 atletas russos.

– Eles vão para o Rio. Todos os atletas foram testados de setembro do ano passado até o fim de maio em diversas ocasções, em muitos eventos internacionais de judô, não apenas na Rússia, mas fora da Rússia. Não houve punições, nem evidências. Não temos que levar em consideração qualquer análise feita na Rússia, porque para nós não é relevante – disse o presidente da Federação Internacional de Judô, Marius Vizer.