Esportes

Atletas paralímpicos têm auxílio do CPB na hora de aposentadoria

Depois de alcançarem o sucesso na piscina, nas pistas e nos campos, atletas paralímpicos que conquistaram sua inserção na sociedade por meio do esporte temem perdê-la com a aproximação do fim da carreira. Ao encerrar-se a busca pelo ouro, precisam conviver com a dúvida sobre qual será seu valor em uma realidade que pode ser hostil a quem está fora do padrão.

Caso exemplar desta transição é o nadador Clodoaldo Silva. Com seis medalhas de ouro em paralimpíadas, ele foi escolhido para acender a pira na cerimônia de abertura, sua última competição desse nível. Agora, trabalha para não cair na obscuridade. Pioneiro e embaixador de um programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) voltado para a reinserção, ele procura mostrar que é possível iluminar o caminho e fazer a ponte da saída de cena do esporte para a luta por uma posição no mercado:

? Quando eu comecei, não havia nada disso. Vi muito companheiro desaparecer ou afundar no alcoolismo e na depressão, porque era imensa a dificuldade de conquistar a inclusão no contingente economicamente ativo. Faltava qualificação e alguém para orientar e apoiar. Por isso, aceitei me engajar no projeto.

Criado no fim de 2015 o programa de transição já tem 75 inscritos. Ao aderir, o atleta que encerrou a carreira ou está perto desse momento pode fazer faculdade, aprender idiomas e receber orientação vocacional e noções de administração e empreendedorismo para uma melhor gestão de seu patrimônio.

Um dos percursores da natação paralímpica, Clodoaldo tem 37 anos e muita sede de aprendizado. Ele já adiou a aposentadoria para competir no Rio, mas continuou a fazer curso de inglês proporcionado pelo CPB por meio de um projeto de parcerias com instituições de ensino. Na facilidade de comunicação de Clodoaldo foi detectada a vocação para palestras, setor no qual ele pretende seguir carreira.

Conteúdo de uma matéria só: quadro de medalhas

? Se um grande atleta convencional já passa por este temor na hora de parar, imagina o paralímpico? Havendo este rastreamento, os danos são minimizados e aumenta a chance de inserção ? avalia Clodoaldo.

No embalo da competição, a marca pessoal ou o recorde são os objetivos no futuro próximo. O problema detectado pelo CPB: muitos sequer pensam além disso. O encerramento mais próximo, na cabeça de quem compete em alto nível, é apenas aquele do próximo domingo, que dará fim à Paralimpíada, no Maracanã.

? A maioria não pensa no pós, no que vão fazer quando se aposentar. E o nosso objetivo é a inserção neste novo mundo através do mapeamento da análise vocacional, das habilidades e dos potenciais que podem ser desenvolvidos. No caso do Clodoaldo, por exemplo, ele tem a vocação para palestrar. O que fazemos é apenas ajudar a lapidar o talento identificado ? explica Carolina Faust, coordenadora do programa.

DANIEL DIAS: AÇÃO SOCIAL COM CRIANÇAS

No garimpo do CPB, outros diamantes brutos são encontrados. Daniel Dias, dono de 20 medalhas, e mais bem sucedido atleta paralímpico nacional, quer concluir o curso de engenharia mecânica após o Rio-2016. Longe de se aposentar, com 28 anos, ele pensa, mesmo assim, no futuro. Dele e dos outros. Carolina conversou com Daniel e descobriu uma vocação altruísta:

? Ele quer concluir seu sonho na engenharia, mas está muito preocupado com as crianças que têm algum problema, porque as famílias as escondem, não inserem, deixam-nas em casa sem fazer nada. Então, a orientação pode ser para ele abrir um instituto no qual a reabilitação não será apenas física, mas social.

28991836633_7983638705_b.jpg

Dos 75 atletas que assinaram o termo de adesão ao programa, 14 já estão em algum tipo de curso universitário. A bolsa é integral porque o CPB age em parceria com a universidade Estácio de Sá. Os cursos mais procurados são de educação física, psicologia, marketing esportivo, nutrição e fisioterapia. Há uma vontade de manter a ligação com o esporte para tornar a transição menos dolorida.

? É uma oportunidade que está sendo oferecida aos atletas. Falo inglês e concluí educação física. O atleta é um produto com data de validade e, se não aproveitar o seu ciclo, quando parar vai ser difícil. No programa, resolvi me preparara ainda mais para trabalhar na garimpagem de talentos para as piscinas. Seja no CPB ou não, acho que meu caminho será este ? calcula Adriano de Lima, nadador de 43 anos, que se despede da carreira no Rio-2016.

No ano dos Jogos, o CPB detectou uma resistência dos atletas em admitir a chegada da aposentadoria. Muitos não quiseram abrir mão de competir em casa. No próximo mês, a ideia do comitê é ampliar o programa, abrangendo os atletas com este perfil dentro da delegação nacional do Rio-2016.

? O mais difícil foi vê-los abrir mão dos Jogos do Rio. Por isso, não insistimos para que fosse feita logo a inscrição. Mas agora vamos ampliar, trabalhar dentro das modalidades a hora de parar, prepará-los para o dia seguinte, psicológica e profissionalmente ? propõe Edílson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê.