Esportes

Atletas palímpicos britânicos posam sem roupa para dar fim a esteriótipo

paralimp_1_2.jpgA poucos dias do início da Paralimpíada no Rio, o site britânico Sport Magazine publicou ensaio com atletas paralímpicos do Reino Unido sem roupa. Nas fotos, a sensualidade, claro, está presente. O trabalho do fotógrafo Jon Enoch vai além. Mostra pessoas com necessidades especiais, sim, mas, acima de tudo, normais. E orgulhosas do que são.

Paralimpíada (ESPORTE) em 31 de agosto

– Isso é bastante óbvio. Eu sou deficiente e estou longe da perfeição. Mas me sinto muito confortável na minha pele – diz a tenista Jordanne Whiley, de 24 anos, bronze nos Jogos de Londres, em 2012, e que estará no Rio para tentar mais uma medalha.

Fotografada no ensaio, “Ace Jordanne”, como é chamada, em referência ao seu saque, contou que “queria mostrar às pessoas que você pode fazer belas fotos sem ser um modelo de altura”. A ideia, segundo disse, foi esmagar os estereótipos sobre atletas paralímpicos:

– Sou saudável, e acho que é o que as mulheres devem se esforçar para ser. Os modelos devem ser pessoas reais também. Tenho limitações, sou uma pessoa normal – afirmou a atleta, que tem Osteogenesis Imperfecta, distúrbio colágeno relacionado à síndrome de Ehlers Danlos, problema que deixa ossos e articulações muito frágeis.

Outro personagem do ensaio é Ali Jawad, de 27 anos, paratleta do levantamento de peso, também britânico. Campeão mundial e europeu, com marca de 192 Kg, é um dos mais carismáticos e populares nomes do esporte. Ter nascido sem as duas pernas nunca foi impedimento para que ele realizasse seu sonho esportivo.

Paralimpíada já tem 1,5 milhão de ingressos vendidos

– A ênfase no meu esporte é no movimento do corpo, e você precisa de toda a sua força. Não ter pernas significa que é duas vezes mais difícil, porque eu não tenho essa planta no chão (para apoiar e dar impulso). Meu núcleo de força tem que ser maior do que de uma pessoa média, e minha volta (com os braços) tem que ser realmente forte para suportar o peso. Minha melhor marca é 202 kg , quase três vezes e meia o meu peso corporal, de 58 kg . Se eu repetir isso no Rio, estarei perto de uma medalha – disse Jawad à Sport Magazine.

Chegada das primeiras delegações paralímpicas