Esportes

Atletas de saltos ornamentais dos EUA treinam no Maria Lenk

saltousas.jpg

Erguido há nove anos para os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, o Parque Aquático Maria Lenk ainda tem cara de inacabado a dez dias do início dos Jogos Olímpicos. Mesmo assim, as equipes dos Estados Unidos de saltos ornamentais – uma das modalidades esportivas com mais disputa por ingressos – decidiram ignorar o ritmo intenso de obras e reparos no centro aquático e deram os primeiros saltos nas piscinas do espaço.

Os norte-americanos, até agora, foram os únicos a treinar no Maria Lenk. Os treinos livres estão abertos desde domingo. Somente as equipes masculina e feminina de saltos ornamentais dos Estados Unidos apareceram para os primeiros pulos, ontem e na segunda-feira. Entre os que treinaram está um favorito ao ouro na plataforma individual de dez metros: David Boudia, campeão na modalidade em Londres em 2012.

O burburinho do Rio na véspera do início da Olimpíada fez pelo menos quatro países optarem por outras cidades para treinar, nestes dias que antecedem o início dos jogos. A gerência de competição do Parque Aquático Maria Lenk já foi avisada pelos Estados Unidos que, depois dos primeiros treinos in loco, as equipes de saltos ornamentais embarcam na quinta para treinar em João Pessoa. Já as equipes de Canadá, Suécia e Venezuela treinarão em Brasília nesta véspera dos Jogos Olímpicos, conforme a gerência de competição do parque aquático.

Integrante da seleção americana de saltos ornamentais treina no Maria Lenk

João Pessoa e Brasília têm centros de treinamento considerados de excelência na modalidade. É comum os países visitantes melhorarem a infraestrutura dos locais para os treinos dos competidores olímpicos. As melhoras feitas permanecem nos centros após as saídas das equipes.

Os corredores do Maria Lenk ainda têm fiação solta, equipamentos armazenados, áreas interditadas e áreas de piso cobertas por plástico. Operários fazem ajustes nas arquibancadas e nas tribunas de imprensa. No lado externo, as obras também prosseguem. O parque aquático tem lugar para 5 mil espectadores e vai sediar competições de saltos ornamentais, nado sincronizado e a primeira fase do pólo aquático.

O treinador de saltos ornamentais dos Estados Unidos, Randy Ableman, espera arquibancadas cheias nos dias de competição. Segundo ele, até agora, as equipes não tiveram problemas com a Vila dos Atletas.

– Tenho certeza de que as arquibancadas vão estar 100% cheias, com uma atmosfera incrível. O Brasil é um lugar bonito. Nós nos preocupamos com o clima, que poderia ser frio, com chuva, mas está absolutamente bonito. Eu sou de Miami, e isso é como Miami, com bonitos dias de sol – disse Ableman.

Os treinos livres no parque aquático seguem até o dia 29. O Maria Lenk conta ainda com um ginásio seco, onde atletas já treinam com equipamentos de salto e acrobacia. Até agora, apenas os norte-americanos apareceram no ginásio. A partir do dia 30, os horários serão pré-definidos, com alternâncias de equipes. A divisão coube à Federação Internacional de Natação (Fina).