Esportes

Atletas da seleção de ginástica voltam a treinar, mas Confederação não tem calendário para 2017

OLYMPICS-RIO-AGYMNASTICS-W-FLOORA ginástica artística brasileira ainda não tem data para começar o ano. Diante desta indefinição, resta aos atletas seguirem treinando sem saber quando vão competir. Flavia Saraiva, Jade Barbosa e Rebeca Andrade, que integram a seleção, voltaram à rotina no ginásio do Flamengo, clube com o qual têm contrato pelo menos até o fim do ano.

O primeiro compromisso definido é o Campeonato Brasileiro, mas só em agosto. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) já montou um calendário internacional, mas ainda não o divulgou nem confirmou presença em torneios.

Essa questão deve ser definida no próximo dia 4 de março, na primeira assembleia da CBG este ano. Dirigentes e patrocinador, a Caixa Econômica Federal, sentarão para decidir se e em quais condições o patrocínio (que já dura dez anos) será renovado. A partir daí, será possível definir de quais competições internacionais o país vai participar em 2017, ano que marca o ciclo olímpico para os Jogos de Tóquio-2020.

MUNDIAL CONFIRMADO

O Mundial, em outubro, é a única competição internacional confirmada com presença brasileira. Até o momento, a comissão técnica está enxuta. Muitos treinadores saíram e Francisco Porath, o Chico, por exemplo, está treinando Jade, Rebeca e Flavia. Até o ano passado, Chico era treinador apenas de Rebeca.

? Estamos treinando de segunda a sábado, duas vezes ao dia. É um ritmo pesado. Penso apenas em treinar bem. São a CBG e os treinadores que definem as competições que vamos ? diz Flávia Saraiva que, em setembro, completará 18 anos. ? Estou com 1,40m de altura (em 2014, ela tinha 1,33m). Quero crescer até 1,45m. Meu braço está bem mais forte, meu corpo também. De 2015 para cá, eu ganhei 7kg de massa muscular.

Para Rebeca, que está voltando de cirurgia no joelho direito, não saber quando a temporada vai começar de fato para a seleção causa ansiedade.

? Ainda não me recuperei totalmente da cirurgia. Estou 95%, tenho que perder peso ainda. Vou ter mais tempo para me preparar, mas confesso que é meio angustiante não saber quando será a primeira competição ? confessa. ? No momento, não quero pensar nisso. Meu foco é voltar bem após a cirurgia.