Esportes

Atletas da Austrália voltarão à vila ainda nesta terça-feira

australia.jpg

Dois dias depois de abandonar a Vila dos Atletas por causa das más condições dos apartamentos, a delegação da Austrália voltará ao seu prédio já na noite desta terça-feira, depois de ser informada de que os problemas já estão quase todos solucionados. Serão 26 atletas, de rugby, ginástica, hóquei, tiro com arco e tiro esportivo, que desembarcam no Rio no início da noite desta terça-feira e irão direto para a vila. Os que dormiram as duas últimas noites em hotéis do Rio entrarão na vila amanhã. Ao fim da quarta-feira, a delegação australiana já terá 50 atletas na vila.

Austrália começa a entrar na Vila

– Estamos muito felizes com o progresso nas últimas 24 horas. Restam apenas três apartamentos com problemas. Até amanhã (quarta), todos os nossos atletas já estarão na vila – disse a chefe de missão da Austrália, Kitty Chiller.

Às 13h desta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes irá à vila para uma cerimônia de “entrega das chaves” à delegação australiana.

– Mal posso esperar para encontrá-lo. Será divertido – disse Chiller, que preferiu não entrar em detalhes sobre um possível ressarcimento ao comitê australiano pelos gastos com hotel e outras contas nos dias em que não puderam ficar na vila.

– Nosso foco agora é resolver os problemas e a preparação dos atletas. As contas nós vemos depois.

Os australianos haviam desistido na segunda-feira de ocupar seus alojamentos na vila alegando preocupação com a segurança, em função de problemas de instalações elétricas e de gás. Eles reclamaram que seus quartos estavam “inabitáveis”, segundo definiram. E no domingo, dia da abertura da vila, saíram para hotéis da região.

Os apartamentos reservados para a Austrália passaram por reformas desde então. O episódio gerou uma crise, inclusive com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que fez uma piada sobre o caso, ao dizer que colocaria cangurus em frente aos prédios para que os australianos se sentissem em casa. O comitê olímpico do país respondeu que não precisava de canguru, e sim de encanadores para consertar as tubulações.

Entre os problemas listados, vazamento de água, cheiro de gás e banheiros entupidos. Além de sujeira e falta de acabamento em várias unidades.

Outros países se queixaram. Argentinos também ocuparam hotéis na região da Vila dos Atletas por considerarem que seus apartamentos estavam sem condições. Os comitês dos EUA e da Itália, por exemplo, assim também como o do Brasil, custearam por conta própria consertos nas unidades.

Na segunda-feira à tarde, a chefe da delegação australiana, Kitty Chiller, já dava sinais de que a paz começava a reinar entre Austrália e Vila:

– Foi um dia muito positivo. Tivemos vários australianos passeando pela Vila nesta terça com sorrisos no rosto. Tivemos um grande progresso nas últimas 24 horas – disse Kitty, na ocasião.

Jessica Fox, atleta australiana da caoagem slalom, publicou nas redes sociais um post em que comemora a chegada e faz um trocadilho com o nome da cidade, ao perguntar: “Qual o caminho para o rio (river, em inglês)?”

Australiana bota post na Vila