Esportes

Atletas australianos chegam empolgados ao Rio

austr_galeao.jpg

Os atletas australianos que vão entrar na Vila Olímpica na noite desta terça-feira já estão no Rio de Janeiro. E eles chegaram animados. O Twitter do Comitê Olímpico Australiano postou fotos e vídeos da chegada das equipes de rúgbi e hóquei no aeroporto internacional do Galeão. Atletas da ginástica, tiro com arco e tiro esportivo também devem chegar hoje ao Rio e ir para a vila.

Às 13h desta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes irá à vila para uma cerimônia de “entrega das chaves” à delegação australiana.

time australia chega galeão

Os australianos haviam desistido na segunda-feira de ocupar seus alojamentos na vila alegando preocupação com a segurança, em função de problemas de instalações elétricas e de gás. Eles reclamaram que seus quartos estavam “inabitáveis”, segundo definiram. E no domingo, dia da abertura da vila, saíram para hotéis da região.

Os apartamentos reservados para a Austrália passaram por reformas desde então. O episódio gerou uma crise, inclusive com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que fez uma piada sobre o caso, ao dizer que colocaria cangurus em frente aos prédios para que os australianos se sentissem em casa. O comitê olímpico do país respondeu que não precisava de canguru, e sim de encanadores para consertar as tubulações.

Entre os problemas listados, vazamento de água, cheiro de gás e banheiros entupidos. Além de sujeira e falta de acabamento em várias unidades.

australianos chegam

Na segunda-feira à tarde, a chefe da delegação australiana, Kitty Chiller, já dava sinais de que a paz começava a reinar entre Austrália e Vila:

– Foi um dia muito positivo. Tivemos vários australianos passeando pela Vila nesta terça com sorrisos no rosto. Tivemos um grande progresso nas últimas 24 horas – disse Kitty, na ocasião.