Esportes

Atleta que ajudou adversária em queda recebe medalha de Fair Play do COI

twitter.jpgRIO – A corredora Nikki Hamblin, da Nova Zelândia, recebeu a medalha de Fair Play do Comitê Olímpico Internacional (COI) pela atitude ao ajudar a adversária Abbey D’Agostino, dos EUA, após uma queda durante a prova de 5.000 metros de atletismo feminino. A atleta americana também foi contemplada com a medalha.

Faltando cerca de 1.600 metros para completar a prova, a neozelandesa, que vinha pelo interior da pista, seguida da americana, tropeçou e sofreu uma queda, derrubando a adversária. Sem conseguir evitar o choque, Abbey acabou torcendo o tornozelo. Prestes a chorar, a atleta recebeu uma mãozinha da colega, que a ajudou a levantar.

video

Poucos metros depois, a americana voltou a cair por conta das dores. Incentivada por Nikki, Abbey completou a prova mesmo lesionada. Na linha de chegada, as duas se abraçaram, protagonizando uma das cenas mais comoventes dos Jogos Rio-2016.

ouro

A medalha Pierre de Coubertin é concedida a atletas que, por alguma razão, representam o verdadeiro espírito olímpico. Em toda a História Olímpica, a honraria foi dada a 17 atletas, entre eles o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi agarrado por um padre irlandês quando liderava a maratona da Olimpíada de Atenas, em 2004.